O que é policondrite na orelha?

Perguntado por: lcoutinho9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

Policondrite recidivante (PR) é uma condição rara, imunomediada, caracterizada por episódios de inflamação de estruturas cartilaginosas, principalmente orelhas, nariz, articulações e sistema respiratório. Também acomete estruturas ricas em proteoglicanos como olhos, coração, vasos sanguíneos e ouvido interno.

Essa doença afeta igualmente homens e mulheres, geralmente na meia idade. A causa de policondrite recidivante é desconhecida, mas existe a suspeita de reações autoimunes à cartilagem.

Tratamento da policondrite recidivante

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou dapsona para doença leve.
  2. Corticoides.
  3. Às vezes metotrexato ou outros imunossupressores (p. ex., ciclosporina, ciclofosfamida ou azatioprina, fármacos anti-tumor do fator de necrose)

A policondrite recidivante é uma doença inflamatória sistêmica, que causa destruição dos tecidos cartilaginosos, cuja etiologia acredita-se ser de natureza auto-imune. Acomete, principalmente, cartilagem auricular, nasal e articular. O diagnóstico pode ser confirmado por biópsia.

Quando o diagnóstico é de infecção (pericondrite ou condrite), antibióticos devem ser iniciados precocemente. É sempre importante drenar (esvaziar) o acúmulo de pus quando este está presente. Alguns casos demandam um tratamento mais prolongado de antibióticos, por vezes com necessidade de irrigação local com uma sonda.

Os primeiros sintomas são vermelhidão, dor e inchaço da aurícula. A pessoa pode apresentar febre. O pus se acumula entre a cartilagem e a camada de tecido conjuntivo que a rodeia (pericôndrio).

orelhas é fazer compressa com o saquinho do chá de. camomila.

A pericondrite pode ser causada por traumas, lesões , queimaduras, picadas de insetos, colocação de piercings, cirurgia na orelha ou furúnculos na orelha .

Outra alternativa, são os condroprotetores para tratar a cartilagem, como o colágeno tipo 2, diacereína, glucosamina , condroitina e a diacereína que também possuem uma ação ligada a diminuir a atividade inflamatória articular.

O otorrinolaringologista deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento necessário.

Qual é a conclusão? Pode haver várias causas para o inchaço nos lóbulos das orelhas. Algumas causas comuns são piercings na orelha, picadas de insetos, lesões, alergia ao níquel, mastoidite, abcessos e celulite. A melhor forma de tratamento depende da causa principal do problema.

Uma das causas mais comuns de dor de cabeça atrás das orelhas é uma condição chamada neuralgia occipital. A neuralgia occipital ocorre quando os nervos occipitais, ou os nervos que correm do topo da medula espinhal até o couro cabeludo, estão inflamados.

As infecções de ouvido são causadas pelo acúmulo de líquido no ouvido médio, causando inflamação e dor, e são as principais responsáveis por orelhas vermelhas e quentes em crianças e jovens.

A necrose das orelhas caracteriza-se por uma necrose bilateral ou, menos frequentemente, unilateral da ponta e da borda posterior do pavilhão auricular. As lesões variam desde uma erosão superficial leve a uma inflamação mais severa com exsudação, ulceração e necrose (figura 1).

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.