Como saber se estou com pericondrite?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os primeiros sintomas são vermelhidão, dor e inchaço da aurícula. A pessoa pode apresentar febre.

Os sinais e sintomas iniciais da pericondrite da orelha são: dor intensa, vermelhidão, edema das orelhas e temperatura local e corporal aumentadas. Em casos graves, o derretimento purulento da cartilagem auricular ocorre e o pus aparece entre o pericôndrio e a cartilagem .

Quando o diagnóstico é de infecção (pericondrite ou condrite), antibióticos devem ser iniciados precocemente. É sempre importante drenar (esvaziar) o acúmulo de pus quando este está presente. Alguns casos demandam um tratamento mais prolongado de antibióticos, por vezes com necessidade de irrigação local com uma sonda.

Pericondrite

  1. Trauma. O pericôndrio provê o suprimento sanguíneo para a cartilagem auricular. ...
  2. Picadas de insetos.
  3. Perfurações na orelha através da cartilagem.
  4. Condições inflamatórias sistêmicas (p. ex., vasculites como granulomatose com poliangiite. ...
  5. Incisão das infecções superficiais do pavilhão auricular.

Dentre os fatores que contribuem para a formação da pericondrite estão a escassez de tecido celular subcutâneo entre a pele e a cartilagem e a pequena irrigação sanguínea da cartilagem auricular, o que a torna mais suscetível a infecções bacterianas.

Uma ótima dica para ajudar a desinchar as suas orelhas é fazer compressa com o saquinho do chá de camomila. Além de propriedades calmantes, ajuda na dor e no edema.

Um otorrino! A inflamação/infecção da cartilagem da orelha é chamada de pericondrite e precisa ser tratada logo para evitar alguma deformidade!

Resumos. A pericondrite é uma infecção que envolve o pericôndrio do pavilhão auricular. Desencadeada pelo piercing, é secundária a uma reação alérgica ao níquel. O diagnóstico é essencialmente clínico, porém a realização de cultura e antibiograma é fundamental.

Tratamento da policondrite recidivante

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou dapsona para doença leve.
  2. Corticoides.
  3. Às vezes metotrexato ou outros imunossupressores (p. ex., ciclosporina, ciclofosfamida ou azatioprina, fármacos anti-tumor do fator de necrose)

A necrose das orelhas caracteriza-se por uma necrose bilateral ou, menos frequentemente, unilateral da ponta e da borda posterior do pavilhão auricular. As lesões variam desde uma erosão superficial leve a uma inflamação mais severa com exsudação, ulceração e necrose (figura 1).

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Nos primeiros dias após a perfuração, é normal que a região do piercing fique dolorida, avermelhada e com secreção. Mas quando esses sintomas duram mais de uma semana ou são insuportáveis,é provável que a área esteja inflamada.

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações.