O que fazer para as pessoas pararem de falar mal de mim?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 8 votos

Procure o apoio de seus amigos e familiares próximos, são essas pessoas que te ajudarão a superar a situação e que te lembrarão do quão valioso/a você é. Seja fiel a você mesmo/a: não permita que os comentários negativos te mudem como pessoa e mantenha seus valores e seja fiel às suas convicções.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Tente encarar esse problema por outro ângulo. Se alguém está falando por trás de você, fique muito feliz, pois é certeza que você está à frente dela. Tenha em mente que as pessoas que falam dos outros para você, vão falar de você para os outros. Criticar o próximo é fácil, difícil é melhorar a si mesmo.

Como lidar com pessoas que falam mal de você pelas costas?

  1. 1 – Preste atenção na sua conduta. Precisamos admitir que nem sempre acertamos em nossas atitudes em determinadas situações. ...
  2. 2 – Faça a sua parte e não mude por causa dos outros. ...
  3. 3 – Torne-se um exemplo a ser seguido. ...
  4. 4 – Entenda que você não vai agradar todo mundo.

De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos. E não se engane: ninguém está imune a isso.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Conversar com a pessoa também é uma ótima forma de lidar com situações onde o colega de trabalho fala mal de você. Porém, nada de acusar ou confrontar o colega de trabalho, ok? Busque, na realidade, por um feedback. Diga que você quer se desenvolver mais e que necessita de um feedback sincero sobre o seu trabalho.

Você que tem inveja de mim, fala mal de mim e diz que eu não conquistei nada, PARA e PENSA, conquistei sua inveja, conquistei um pensamento seu, se você pensa mal de mim, você pensa em mim de alguma forma. A minha primeira conquista em relação a você mesmo, é a sua inveja e o seu mal pensamento de mim.

Em português, quando queremos dizer que alguém fez algo desagradável fora de nossa presença ou sem que fiquemos sabendo, dizemos que essa pessoa “fez algo pelas nossas costas”. Pode ser falar mal de alguém, contar uma mentira sobre alguém, ou ainda fazer algo sem o consentimento de alguém.

Quem fala mal de mim pelas costas está no lugar certo, atrás.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Que Falam Demais

  1. 1 – Ouça o Que Ela Tem a Dizer. ...
  2. 2 – Responda de Maneira Breve e Objetiva. ...
  3. 3 – Interrompa-a de Forma Educada. ...
  4. 4 – Tenha Empatia e Trate-a Com Respeito. ...
  5. 5 – Fale a Verdade.

Uma fofoca recorrente, mentirosa e/ou grave pode levar o colaborador a desenvolver sintomas como estresse, ansiedade, baixa autoestima, e até depressão.

Pode ser uma pessoa carregada de necessidades sociais e emocionais ainda não compreendidas. Ora, a fofoca é algo relativamente natural na vida humana, mas deixa de sê-lo na medida em que passa a afetar de maneira considerável e negativa a vida do indivíduo e daqueles que vivem ao seu redor.

Especialistas pontuam que fofoca cumpre papel social e que maledicência pode dizer mais sobre o falador do que sobre a pessoa de quem ele fala. Tão desprezada e tão praticada, a fofoca pode tanto ser motivo de socialização como gerar alguma repulsa, ainda que esse hábito tenha um quê de irresistível.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)