Quem tem mioma engorda ou emagrece?

Perguntado por: odavila . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os miomas uterinos, portanto, quando sintomáticos, podem causar alguns desconfortos e até mesmo afetar a qualidade de vida da mulher. No entanto, não é correto afirmar que mioma uterino engorda.

Então para deixar esse assunto bem claro: Mioma uterino não engorda, nem causa inchaço e também não faz a mulher ganhar peso. Lembre-se de que os miomas são tumores benignos formados no útero por tecido muscular e fibroso e eles causam sintomas em apenas 20% dos casos.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Os miomas não “engordam”, pois não causam aumento da gordura corporal, mas podem provocar aumento do volume abdominal quando de grande tamanho.

Mioma não engorda ou causa inchaço.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

O que se sabe é que a progesterona e o estrogênio influenciam o seu desenvolvimento, tanto que com a chegada da menopausa, e a queda na produção do estrogênio, o mioma costuma encolher e muitas vezes pode até desaparecer.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.

Uma dieta adequada, rica em verduras, legumes e frutas e pobre em carnes vermelhas e derivados lácteos diminuem o risco do desenvolvimento dos miomas. Aumentam os risco o consumo de álcool, principalmente cerveja, e deficiência de vitamina D.