Quem tem direito a fazer abdominoplastia pelo SUS?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Basicamente, qualquer brasileiro com a devida documentação e necessidade comprovada pode fazer a cirurgia plástica de abdominoplastia pelo SUS. Afinal, estamos falando do sistema público de saúde do nosso país. Porém, é preciso ter indicação do médico do SUS, que pode ocorrer quando o procedimento tem cunho reparador.

De autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o PL 2.532/2021 inclui no campo de atuação do SUS a realização gratuita de abdominoplastia e de lipoaspiração em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, bem como de mamoplastia redutora nos casos de hipertrofia mamária ou gigantomastia.

Qualquer pessoa que tenha um cartão do SUS e comprove que não pode arcar com os gastos de uma plástica, pode fazer uma cirurgia gratuita. Entretanto, a prioridade será sempre para procedimentos de cunho reparador, para pacientes que possuem alguma patologia ou deformidade severa.

O que é Barriga de Avental? Barriga de avental é um nome dado ao excesso de sobra de pele que sobressai na região do abdômen. Ela é caracterizada por ter a parte de baixo da barriga mais caída, fazendo a dobra, parecendo um avental, essa barriga possui uma fraqueza muscular e a pele é mais fina.

Comumente indicada para pacientes que tiveram uma grande perda de peso decorrente da cirurgia bariátrica - gastroplastia ou cirurgia da obesidade-, a abdominoplastia também pode ser recomendada para pacientes que emagreceram sem cirurgia.

Como é a barriga de quem tem diástase? A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

Pacientes com diástase abdominal acima de quatro centímetros apresentam sobra de pele e essa condição pode, então, ser corrigida com a abdominoplastia. Esse procedimento acaba compensando mais porque a cicatriz é única, sendo a do próprio procedimento abdominal.

Conseguir uma Abdominoplastia pelo SUS pode levar anos, isso se o procedimento for liberado. E, vale lembrar que quando isso acontece, não tem como escolher a data, horário ou até mesmo o hospital que você vai operar.

Demora de semanas, meses a anos para um paciente ser atendido enquanto espera na fila para realização da cirurgia plástica pelo SUS. O tempo depende principalmente do procedimento a ser efetuado e do município onde ele ocorrerá.

Embora haja profissionais e instituições com capacidade de promover tais cirurgias, eles não possuem credenciamento para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Dermolipectomia tem como intuito remover o excesso de pele e gordura abdominal, corrigindo a flacidez da pele do abdômen. Essa flacidez se dá aos processos de oscilação de peso, após gestações ou com o envelhecimento natural da pele.

A gordura pode ser eliminada por meio dos exercícios aeróbicos, como correr, pedalar e caminhadas mais longas. Já para retirar a flacidez da pele, será necessário recorrer a um método muito mais rápido e eficaz: a cirurgia plástica. Para esse caso, o procedimento ideal é a mini abdominoplastia.