Quem tem diabete tipo 2 pode comer pitaya?

Perguntado por: lrebelo3 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Devido à sua grande quantidade de fibras, a pitaya é boa para diabetes, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar da corrente sanguínea, principalmente após o consumo de alimentos com altos índices de glicose.

A pitaia foi eficaz na redução do colesterol total, do LDL e dos triacilgliceróis e na elevação do HDL (conhecido como “colesterol bom”). Em animais diabéticos, as doses de 200 mg/kg e 400 mg/Kg apresentaram atividades farmacológicas promissoras, reduzindo significativamente a glicemia no grupo tratado.

Benefícios da pitaya para diabetes
Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Em Taiwan, diabéticos substituem o arroz pela pitaya como fonte de fibras, mostrando o benefício na prevenção de problemas associados à diabetes.

O Índice Glicemico (IG) da Pitaya foi baixo (46) e a Carga Glicemica (CG) alta (23). Ressalta-se que a porçao-teste continha 417g, quantidade aproximada de duas Pitayas. Realizou-se o cálculo da CG também para a quantidade de uma unidade da fruta, resultando em um valor de 12 (moderado).

De acordo com a médica, as melhores frutas para as pessoas diagnosticadas com diabetes são o coco, o melão, o limão, o pêssego, o abacate e o maracujá.

Contraindicações. Não existem contraindicações para ingestão de pitaya. A casca, entretanto, não deve ser ingerida, pois ela pode causar problemas intestinais. Lembrando que o consumo exagerado de qualquer alimento pode causar efeitos colaterais.

Cada uma delas com sua particularidade, de acordo com o professor: “A pitaia de casca vermelha e polpa branca e a vermelha de polpa vermelha possuem um mercado equilibrado entre si, contudo a de casca amarela e polpa branca pode apresentar tem o dobro do preço”.

A pitaya funciona como tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial, ajudando na redução de riscos de desenvolver doenças cardíacas e de pressão alta. A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras mono saturada, ajudando o coração a se manter em boas condições.

Além de que a pitaya contém a betacianina que contribui para o controle do perfil lipídico, auxilia na gordura do fígado e outros benefícios.

Modo de preparo:
Com os 200 g de polpa natural de pitaya já separados, levá-los ao liquidificador juntamento com a água e as folhas de hortelã; Bater até obter um suco mais ou menos homogêneo. Passar para um copo e finalizar com as pedrinhas de gelo, se assim desejar.

Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos. A única observação sobre este consumo é que o mesmo é indicado em receitas.