Quem tem demência pode ter Alzheimer?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Tanto quanto 50 a 70% de todos os casos de demência são causados pela doença de Alzheimer. No entanto, outras condições podem também ser a causa, tal como as doenças de Creutzfeldt-Jakob e de Parkinson.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.

A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência (LoGiudice, 2002). Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início insidioso e deterioração progressiva.

A depressão também pode esta associada à demência. Outras doenças relacionadas com a demência são: doenças vasculares do sistema nervoso central – SNC, doenças infecciosas, hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12, sífilis e HIV no SNC, doenças degenerativas do SNC, etc.

Confusão, perda de memória e mudanças de personalidade são apenas alguns dos primeiros sinais de que uma pessoa tem demência, um termo abrangente que descreve os sintomas de vários distúrbios cerebrais diferentes que podem interferir na capacidade de viver de forma independente.

Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida. Além disso, a doença de Alzheimer ainda não parece ser reversível, enquanto que alguns tipos de demência, tais como aqueles causados por problemas nutricionais ou interação com alguma droga, podem ser revertidos.

Atualmente, a única maneira confiável de diagnosticar a demência por doença de Alzheimer é realizar seguimento das pessoas com CCL e avaliar as mudanças cognitivas ao longo dos anos. A ressonância magnética (RM) pode detectar alterações nas estruturas cerebrais que indicam o início da doença de Alzheimer.

Medicamentos. Vários medicamentos podem causar ou piorar, temporariamente, os sintomas da demência. Alguns são de venda livre, sem prescrição médica.

Independente de qual seja o diagnóstico crises podem ocorrer e elas trazem alterações comportamentais: choro, agressividade, ameaças, fala desconexa, automutilação, entre outras, o que deixam os familiares e cuidadores sem saber como agir.

Saiba quais são eles:

  • 1) Perda do controle financeiro. O sintoma aparece devido a perda da habilidade de organização. ...
  • 3) Confusão com datas. A confusão é uma característica fundamental da demência desde os primeiros dias. ...
  • 4) Perda do senso de humor. ...
  • 5) Dificuldade de comunicação.

Exame neurológico dirigido
Para avaliação breve da cognição, consulte testes de rastreamento. Além da avaliação cognitiva, o exame neurológico sumário, dirigido para alguns sinais, é muito útil no diagnóstico diferencial das demências.