Porque o cateterismo é feito no braço direito?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Como um paralelo à abordagem radial no cateterismo cardíaco esquerdo, as veias do antebraço podem ser um alvo para reduzir as complicações no local do acesso durante o cateterismo cardíaco direito e também uma forma potencialmente mais confortável de acessar o coração direito.

Pode ser realizado pela artéria radial (punho) ou femoral (virilha), e isso depende exclusivamente da anatomia do paciente. A via radial é a mais utilizada, a fim de preservar a femoral para casos em que o primeiro tipo de acesso seja contraindicado.

Consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. também denominado de angiografia coronária, cinecoronariografia ou ainda estudo ...

O cateterismo cardíaco pode ser feito no lado direito ou esquerdo do coração.

O cateterismo cardíaco direito é o método padrão ouro para avaliar a presença ou ausência de hipertensão pulmonar, sendo fundamental, portanto, para o diagnóstico da doença.

O paciente não deve dirigir ou fazer esforços pesados nos três primeiros dias após o exame. Manter repouso leve. O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias.

Os principais riscos associados a esse procedimento são as doreslombares, mal-estar geral, dor no local da punção, dificuldade para urinar. Mediante aisso, entende-se a importância de pesquisas nesse tema para um melhor sucesso pósoperatório dos pacientes cardiopatas, submetidos ao cateterismo cardíaco.

Na maioria esmagadora dos casos, é um exame muito bem tolerado, rápido e associado a mínimo desconforto. As complicações que podem acontecer são geralmente relacionadas ao local da punção da artéria, como os hematomas, o pseudoaneurisma e a fistula arteriovenosa (essas duas últimas são pouco frequentes).

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal.

O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Nos casos de infarto sem supra, menos agressivos, o tratamento costuma ser clínico, bastando o uso de medicamentos específicos e realização de cateterismo em até 48 horas, que irá definir, efetivamente, o tipo de tratamento mais adequado.