O que é cateterismo e angioplastia?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo. ?

Um fino cateter com um pequeno balão na ponta é introduzido na coronária através da punção. Este cateter balão segue até o local da obstrução e uma vez posicionado, é inflado e esvaziado algumas vezes. Isto comprime a placa desobstruindo a artéria e normalizando o fluxo sanguíneo. Uma vez esvaziado, o balão é retirado.

A partir do Cateterismo, já é dado seguimento com a Angioplastia – o tratamento de escolha para o infarto agudo do miocárdio em todo mundo. O procedimento consiste em inflar, através do cateter, uma espécie de balão no local onde a artéria está obstruída.

A angioplastia é realizada imediatamente após a coronariografia. Uma vez identificada a artéria obstruída, um balão especial para angioplastia é inserido desinflado pelo cateter que agora está localizado dentro da artéria coronária doente.

“A angioplastia serve para desobstruir a coronária, artéria do coração. Ela é indicada em pacientes que têm obstrução nas coronárias, causada principalmente por placas de gordura e trombos”, afirma o cardiologista Guilherme Utsumi. Geralmente, o procedimento é realizado após um caso de infarto ou angina (dor no peito).

O tempo total de realização do procedimento pode levar de 30 minutos a até duas horas. "Em alguns casos, além da passagem do cateter é implantada também nas artérias uma prótese que recebe o nome de 'stent': trata-se de um pequeno tubo de metal usado para evitar que a artéria volte a se fechar.

Cuidados após o Cateterismo
Nesse período, de quatro a seis horas, ele permanece na unidade de recuperação.

Dependendo de cada caso, ele pode optar por tratar as obstruções das coronárias no mesmo momento, realizando uma angioplastia na sequência do cateterismo.

Recuperação da Angioplastia
O procedimento em si não cria nenhuma limitação para a pessoa voltar à vida normal e à maior parte de suas atividades, logo em seguida. Esforços físicos ficam comprometidos por alguns dias em função do local onde foi feita a punção.

Riscos do Cateterismo
O cateterismo cardíaco não costuma apresentar grandes riscos para os pacientes. No entanto, como em qualquer intervenção invasiva, algumas complicações podem surgir. Por isso, o exame deve ser feito por profissionais especializados e capacitados.

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal.

O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias. Caso o exame tenha sido realizado pelo braço, o paciente deve evitar pegar peso com o mesmo durante os sete primeiros dias após exame. O curativo da virilha deverá ser retirado no dia seguinte em casa.

Quais são os riscos da angioplastia? Apesar dos riscos serem pequenos, algumas complicações podem acontecer. Hematomas, alergia, sangramentos, embolização, insuficiência renal, arritmia cardíaca e acidente vascular cerebral então entre as intercorrências possíveis do procedimento cirúrgico de desobstrução das artérias.