O que é melhor fazer esteira ou bicicleta?

Perguntado por: aourique3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Baseando-se no treino de uma hora e levando em conta as variáveis obtidas pelo equipamento, a bicicleta ergométrica proporciona um menor gasto energético, cerca de 300 a 550 Kcal, enquanto que a esteira, no mesmo tempo, tem uma média de 300 a 750 Kcal.

Para queimar calorias
Se fôssemos comparar a mesma intensidade de treino, a esteira sairia ligeiramente na frente. Isso porque, nela, você geralmente movimenta o corpo todo, e não somente os membros inferiores, como é o caso da bike.

Agora, se emagrecimento é o seu foco, uma corrida na esteira queima mais calorias em um treino moderado do que na bicicleta.

Bicicleta ergométrica
Trabalhos científicos mostram que o seu gasto calórico chega a ser 40% menor em relação aos exercícios praticados na esteira durante o mesmo período e com a mesma intensidade. Mas ela pode ficar mais eficaz se a pessoa não pedalar com o corpo apoiado sobre o guidão.

Os iniciantes podem começar com um aquecimento de 10 minutos, alongando braços e pernas, e então comece a caminhar na esteira em uma velocidade baixa, aumentando a cada 10 minutos. Você também pode intercalar as atividades entre a esteira e a bicicleta, tudo sempre no seu limite.

Mas, sem dúvida, pedalar é a opção mais acertada para quem deseja queimar mais calorias em menos tempo. Para se ter uma ideia, pedalar por 20 minutos queima em torno de 800 calorias – na caminhada você precisará andar 4 km para conseguir atingir esse valor. Ainda assim, a caminhada emagrece também.

quadríceps: os músculos da frente da coxa são responsáveis pela maior parte da potência dos pedais. Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

A corrida é um dos melhores exercícios para quem quer emagrecer e manter a saúde do corpo.

Como já foi dito, é possível a perda de gordura corporal durante os exercícios de esteira, mas alguns detalhes importantes contribuem. Alterne entre caminhada e corrida: é um excelente método para quem quer perder gordura corporal.

A esteira trabalha bem os músculos inferiores – panturrilha, coxa, posterior da coxa e glúteos – e segundo o personal trainer Jairo Diógenes, também são trabalhados o abdômen, o chamado músculo eretor da espinha, o sacroiliolombar, e os braços, mesmo que de maneira secundária.

Se você ainda não tem o costume mas quer começar a correr, pode intercalar momentos de corrida com períodos de caminhada para fazer uma corrida mais leve. E andar na esteira emagrece se você conseguir caminhar todos os dias, por pelo menos 30 minutos e com uma intensidade mais alta.

A bicicleta ergométrica emagrece mais rapidamente se você tiver constância no exercício. Assim, a dica de ouro é manter uma regularidade e aumentar a intensidade da pedalada conforme seu condicionamento evolui.

1 – Esteira
Imagem: iStock Dos três, é o aparelho que queima mais caloria --ao se fazer um exercício com mesma duração e intensidade nas outras máquinas, claro.

Pedalar em marchas mais pesadas é uma maneira eficiente de engrossar as pernas, pois é nessa intensidade que você faz mais força para a bike avançar. Mas, não ache que é preciso colocar a marcha mais pesada de todas, em qualquer terreno.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

Depende, já que um dos benefícios de andar de bicicleta e também de caminhar é a melhora na saúde. Como são exercícios diferentes, eles oferecem vantagens para o corpo e a mente em proporções distintas. Pedalar melhora a respiração enquanto ativa a musculatura e previne doenças cardiovasculares.