Como é feito o cateterismo na virilha?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Durante o procedimento, por meio de uma incisão na dobra interna do punho ou da virilha, a equipe médica insere um cateter (tubo comprido, fino e flexível) em uma veia ou artéria. “Utilizamos essas regiões porque o fio consegue chegar ao coração sem grandes desvios", explica a médica.

O cateterismo é realizado através de uma punção (não há cortes) numa artéria da região do pulso, ou da virilha. Através dessa punção é inserido um cateter que tem 2 mm de diâmetro. É realizado com uma sedação leve, e anestesia local. O exame tem duração de 15 a 20 minutos na maioria dos casos.

A realização do cateterismo do coração utilizando a punção de uma veia (geralmente localizada na região da virilha) é, na maioria das vezes, realizado nos pacientes (crianças ou adolescentes) portadores de malformações congênitas do coração ou no estudo das arritmias e dos bloqueios do sistema de condução elétrico do ...

O paciente não deve dirigir ou fazer esforços pesados nos três primeiros dias após o exame. Manter repouso leve. O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias.

Ele é realizado por um especialista chamado hemodinamicista. Com uma agulha ele vai puncionar a artéria do seu pulso ou da sua virilha, colocar uma bainha e por ela introduzir um cateter que chegará ao seu coração para injetar contraste em suas coronárias direita e esquerda.

Cuidados após o Cateterismo
Nesse período, de quatro a seis horas, ele permanece na unidade de recuperação.

Se for apenas o cateterismo cardíaco que ela fez, essa pessoa não precisará ir para a UTI nem ficar internada. Mas se ela fez, além do cateterismo, uma angioplastia, daí, a coisa muda de figura e normalmente precisará ficar na UTI ou na unidade coronária por uns dias.

O cateterismo cardíaco envolve a passagem de um tubo flexível fino (cateter) no lado direito ou esquerdo do coração. O cateter é mais frequentemente inserido a partir da virilha ou do braço.

É um procedimento muito seguro, com baixos índices de complicações. Os pacientes submetidos a um cateterismo cardíaco saem do hospital cerca de 30 minutos após o exame, e sem limitações. Devem apenas cuidar para manter em repouso o membro utilizado durante o exame (braço ou perna – virilha).

Em geral é permitido tomar banho ou duche quando não estiver a fazer a perfusão. Estão disponíveis pensos impermeáveis (Askina® soft impermeáveis, Askina® Derm) para todos os tipos de cateteres, para cobrir o ponto de saída do cateter (ponto de punção para cateteres com porta de acesso).

O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória e pressão arterial checadas constantemente por, pelo menos, 2 horas. O tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas.

O paciente tem que ficar imóvel, deitado, sem mexer a perna na qual foi feita a punção da artéria femoral, por um período que varia de quatro a seis horas. Só depois desse tempo é que o indivíduo é liberado para poder caminhar e, se tudo estiver de acordo com o esperado, então, ele pode ser liberado para casa.