Quem tem colesterol pode comer patê?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Patês pobres em gorduras. Não Recomendados : Gema de ovo, manteigas, gordura que se desprende da carne ao ser cozida, toucinho, sebo, óleo de dendê, óleo de coco, óleo de origem desconhecida, gorduras e óleos hidrogenados (côco).

Na realidade é gostoso, mais azedinho e bem leve. Para entender mais sobre alguns ingredientes e seus benefícios, a nutricionista Alyne explica: O atum é um alimento rico em ômega 3 e por isso, ajuda no controle do colesterol, diminui os riscos para doenças do coração e tem ação anti-inflamatória.

Presente em receitas saborosas como patê, lanches naturais e macarrão, a sardinha é uma aliada da alimentação saudável pela praticidade e presença do​ ômega 3, que é um tipo de gordura boa que tem ação anti-inflamatória e pode ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia.

Os alimentos embutidos possuem altos índices de gordura. Pessoas que estão com o colesterol alto devem evitar o consumo de alimentos como presunto, salame, salsicha, por exemplo.

Olá, tudo bem? Com o colesterol alto é importante evitar alimentos fontes de gordura saturada, como alimentos industrializados prontos (batata frita, lasanha, nuggets, biscoitos, bolachas e salgadinhos, sorvete, tortas, pães amanteigados, chocolate ao leite de baixa qualidade, entre outros).

A médica indica o consumo da maionese industrializada, que, por ser feita com ovos pasteurizados, é considerada mais segura e saudável do que a versão caseira. Boa notícia para os fãs desse alimento: ele não aumenta o colesterol.

Mas os estudos mostram que o colesterol na dieta não está relacionado com o aumento do colesterol ruim no sangue. Os ovos aumentam o HDL (o bom colesterol) e não estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca. Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim!

Uma das principais fontes de proteína, as carnes vermelhas não precisam ser excluídas totalmente da dieta de quem tem colesterol alto. Contudo, a recomendação é para que se dê preferência para os cortes mais magros, como maminha, músculo e patinho.

Se você está procurando um produto que tenha qualidade e bom custo-benefício, a sardinha em lata Coqueiro é uma ótima opção. É uma das mais baratas do mercado, mas tem sabor e qualidade. Ainda mantém todos os benefícios do peixe, com um alto teor de ômega 3, são 726 mg por porção, um dos maiores do ranking.

Estão liberados – Alimentos que controlam o colesterol
Carnes magras, aves sem pele, frutos do mar e peixe (prefira os de água salgada e fria – salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3);

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.