Quem tem ansiedade pode tomar vitamina D?

Perguntado por: rnovaes6 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4 / 5 16 votos

Vitamina D: Níveis baixos de vitamina D estão associados a cansaço, falta de energia, maior risco de depressão e crises de ansiedade, sintomas que poderão ser aliviados com a suplementação em vitamina D.

A Vitamina B6, também conhecida como piridoxina é importante para o metabolismo dos aminoácidos, carboidratos e gorduras. Essa vitamina pode ser consumida tanto em alimentos quanto na suplementação guiada por um profissional. Vamos entender para que serve a vitamina B6.

Depressão e ansiedade
A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

A combinação de vitamina D e tratamento antidepressivo tradicional pode levar à otimização da terapia para depressão com maior tolerabilidade e sem efeitos colaterais adicionais. Além disso, os efeitos terapêuticos da vitamina D nos fatores de risco cardiovascular podem ter impacto no risco cardiovascular.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

Antidepressivos

  • escitalopram.
  • fluoxetina.
  • sertralina.
  • imipramina.
  • paroxetina.
  • venlafaxina.
  • Ansiolíticos.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Quais são os sintomas da falta de vitamina D? O estímulo insuficiente na alimentação e, principalmente, dos raios solares pode causar deficiência de vitamina D. Isso é sinalizado pela fraqueza muscular e dor nos ossos, já que a regulação do cálcio e fósforo foi comprometida.

O consumo adequado de vitamina C é apontado por estudos como uma forma de ajudar a controlar quadros de ansiedade, depressão e estresse. Isso se deve ao fato da vitamina C ser um antioxidante importante.

De acordo com o especialista, a vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro. “Nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes”, afirma Field.

Addera D3 serve para a suplementação de vitamina D em casos de baixa ingestão via dieta, baixa exposição ao sol ou recomendação médica. A suplementação de vitamina D pode ajudar em alguns aspectos, como na formação de ossos e dentes e no funcionamento saudável dos sistemas imune e muscular.

Falta de vitamina B12 pode levar à depressão e ansiedade, diz estudo.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.