Pode tomar vitamina C junto com a vitamina D?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.1 / 5 15 votos

Um par perfeito para a vitamina D é a vitamina C, que potencializa a ação de outras. Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico e, por isso, o consumo de vitaminas C e D por meio de suplementação aumentou durante o período de isolamento social.

A Vitamina D3+K2 é uma das combinações mais potentes que temos para o organismo. Quem pensa na saúde do sistema imune e ósseo, com certeza tem os componentes presentes em sua rotina alimentar. Isso porque, ao conciliar o consumo dos nutrientes juntos, se obtém um resultado potencializado de seus benefícios.

5 Duplas de Vitaminas que Funcionam Melhor Juntas

  • Vitamina D e Vitamina K.
  • Óleo de Peixe e Vitamina E.
  • Folato e Vitamina B12.
  • Zinco e Cobre.
  • Ferro e Vitamina C.
  • Conclusão.

Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro.

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários. Também aconselhamos que informe sempre o seu médico sobre os suplementos que toma, mesmo vitaminas.

Para manter os níveis de vitamina D no sangue consistentes, os comprimidos ou cápsulas com 50.000 UI são indicados como dose de ataque. A posologia sugerida é de 1 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

O consumo excessivo de vitaminas pode levar a um acúmulo no organismo, uma vez que algumas vitaminas são armazenadas no corpo. Isso pode levar a efeitos adversos e até mesmo toxicidade em algumas vitaminas, como a vitamina A, vitamina D e vitamina B6.

Gugliel Mucci, Soto e Lowenstein citados por Soto (1992)3, afirmam que o uso crônico de salicilatos e barbitúricos afetam a absorção de ácido ascórbico 4. A capacidade que o intestino tem em absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h.

Peróxido de Benzoíla, Retinol e Vitamina C
Além de irritar a derme, o peróxido de benzoíla, utilizado em produtos para acne, pode anular os efeitos da vitamina C, um poderoso antioxidante, e do retinol, famoso por sua ação rejuvenescedora.

Em relação ao quanto de vitamina C precisamos no dia a dia, a recomendação mínima gira em torno de 100 mg para adultos saudáveis. Por outro lado, a dose máxima não deve passar de 2000mg por dia, pois o excesso pode provocar náuseas, cólicas e outros problemas de saúde.