Qual o efeito colateral da vitamina D 7000?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quais são os riscos de excesso desse hormônio? O excesso desse hormônio no organismo pode acarretar alguns efeitos colaterais, como insuficiência renal e cálculo renal, perda de apetite e irritabilidade.

Secura da boca, cefaleia, polidipsia, poliúria, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, dor muscular, prurido e perda de peso.

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

De maneira geral, quando a 25(OH)D está muito abaixo de níveis desejados (abaixo de 20 ng/mL), faz-se necessário um esquema de ataque para repor os estoques corporais. Recomenda-se 50.000 UI/semana (ou 7.000 UI/dia) de vitamina D3 por 6 a 8 semanas.

A duração do tratamento contra a deficiência, segundo Meirelles, “varia muito” e depende do organismo de cada indivíduo, sendo assim não há um período padrão ou limite. “Não existe deficiência pequena, média ou grande. Existe deficiência ou não deficiência.

O excesso de vitamina D pode causar perda de apetite, náuseas e vômitos, seguidos de fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. Os tratamentos consistem na interrupção da ingestão de suplementos de vitamina D para compensar os efeitos de níveis elevados de cálcio no sangue.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Entre os agudos, destaca-se a visão embaçada, perda de apetite, pigmentação anormal da pele, perda de cabelo e pelos, pele seca e dor nos ossos.