Quem inventou o arroz Maria Isabel?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A lenda de sua origem diz que o arroz Maria Isabel surgiu entre as famílias pobres e numerosas do interior do estado. O prato começou a ser preparado para que as mulheres se alimentassem de carne, pois, na época só os homens a consumiam.

Enéas Barros

Segundo o escritor piauiense Enéas Barros, a origem da receita e do nome Maria Isabel começa a partir de Simplício Dias da Silva, um rico comerciante, fazendeiro e grande proprietário de escravos, que se tornou um dos homens mais poderosos do litoral piauiense.

Maria-Isabel, também conhecida como arroz Maria Isabel ou arroz de pinicado é uma comida típica do Piauí, que consiste num misturado de arroz com carne-de-sol. É também servido com farofa de banana, mas tipicamente na região Centro-Oeste (Cuiabá, Mato Grosso), onde se tornou típico nas festas de santo do estado.

O prato teria surgido entre as famílias pobres do sertão do Piauí para que as mulheres se alimentassem de carne, ingrediente até então exclusivo dos tropeiros. Maria e Isabel seriam os nomes das filhas da cozinheira anônima que inventou a receita.

Assim como a paçoca, o baião de dois é uma constante na comida típica do Piauí. Ao invés de comer arroz branco e feijão com caldo, no Piauí é mais comum comer os dois já misturados, numa receita chamada Baião de Dois.

O mês de maio, de modo muito particular, é todo confiado a Maria Santíssima. Para coroá-lo, a Igreja propõe hoje o exemplo de Maria.

Legenda do áudio, Como nasceu o dogma da virgindade de Maria, mãe de Jesus? Em 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal, um anjo teria aparecido para Maria, então uma jovem prometida em casamento, e anunciado que ela seria mãe do filho de Deus.

O arroz carreteiro, arroz de carreteiro ou, simplesmente, carreteiro é originário do Rio Grande do Sul, mas se tornou muito popular em Minas Gerais, quando os tropeiros gaúchos levavam charque para ser vendido em Minas.

A carne de sol é uma comida típica do nordeste, consumida há mais de 400 anos. Ela leva esse nome porque no início era feita em duas etapas: salgando a carne ligeiramente e secando as peças ao sol. Com o passar dos anos, a carne preferida dos nordestinos conquistou o Brasil.

Existem diferentes tipos de arroz que podem ser divididos em três grupos: grão longo, médio ou curto. Há ainda os integrais, que ganham cada vez mais espaço nas refeições.

O arroz, alimento trazido do sudeste asiático para o ocidente pelos árabes, foi introduzido aos índios brasileiros pelos portugueses. Apesar de já existirem no Brasil diferentes tipos de arrozes, eles não eram utilizados pelos nativos. A primeira referência ao cultivo deste cereal data de 1587 na Bahia.

O arroz já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origens o sudeste da Ásia, de onde surgiu a espécie Oryza sativa, disseminada primeiramente na Índia, nas províncias de Bengala, Assam e Mianmar, com diversas variedades cultivadas em solos de terras baixas, até mesmo de forma espontânea.

CAJU

CAJU: A fruta que é a cara do Piauí

A cajuína alçou mercados externos ao Piauí e, ao mesmo tempo em que é valorizada como produto de forte apelo regional e cultural, reforça os sentidos de pertença e identidade dos piauienses e brasileiros. O produto é conhecido mundialmente e comprado por turistas brasileiros e do exterior, que visitam o Piauí.