É bom comer amendoim com casca?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Independentemente de ser torrado ou cru, para usufruir dos benefícios do amendoim, o consumo é indicado sem sal e com casca. Isso porque é na pele que está presente boa parte dos antioxidantes e sem o sal, ele se torna melhor para o colesterol.

Conheça os benefícios do amendoim para a saúde

  • Ação antioxidante.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Prevenção de diabetes.
  • Controle do colesterol.
  • Emagrecimento.
  • Ganho de massa muscular.
  • Melhora o funcionamento intestinal.

Consumir na forma natural, e não em preparações como paçoca ou pé de moleque, que contêm muito açúcar em sua composição. Consumindo na quantidade adequada – uma a duas colheres de sopa por dia – você terá ótimos resultados vindos do amendoim, como a redução de gordura da região abdominal.

Quanto comer de amendoim, assim como acontece com qualquer outro alimento, depende das necessidades individuais nutricionais de cada pessoa. Mas, em geral, recomenda-se no máximo o consumo de 40 gramas diariamente. O que já rende uma porção bem bacana pra você se deliciar.

O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.

Sim, comer amendoim à noite ou antes de dormir é uma ótima ideia. Induz a produção de melatonina e ajuda a ter um sono de qualidade.

O amendoim é rico em vitamina E, e se consumido com moderação ele aumenta o desejo sexual e reforça a energia. Outro fator importante é que o amendoim é rico em zinco, nutriente muito importante para o cérebro.

Apenas o consumo em excesso pode levar a problemas de fígado. A situação também pode se agravar com a presença de aflatoxinas no alimento, uma toxina encontrada basicamente em amendoins mal conservados e armazenados de forma inadequada.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Um estudo realizado na Universidade de Toronto (Canadá) mostrou que substituir carboidratos por cerca de 50 g. de amendoim ou outras castanhas, diariamente, melhora o controle da glicose e gorduras no sangue, em pessoas com diabete tipo 2.

Composto pelos nutrientes E, K e ômega, é um oleaginoso com alto valor energético. A vitamina E, por exemplo, é um poderoso antioxidante capaz de defender o organismo das agressões externas e ajudar na absorção da vitamina A.