Quem foi Maria Madalena?

Perguntado por: dmeireles7 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Maria Madalena ou Maria de Magdala, é descrita no Novo Testamento como uma das seguidoras mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas diversas denominações cristãs e sua festa é celebrada no dia 22 de julho.

Ele diz até que Jesus e Madalena tiveram dois filhos e eram casados, sendo, portanto, marido e mulher. Porém, esse não é o único registro de uma eventual relação entre os dois.

A Bíblia relata ainda que ela acabou sendo a primeira a encontrar o sepulcro de Cristo aberto e, portanto, se tornou a anunciadora, aos outros discípulos, da ressurreição de Jesus. A seguir, todavia, seu nome desaparece do livro sagrado.

Sara

Um jovem bibliotecário florentino descobre por acaso, no início de 2004, um novo evangelho que conta a vida de Sara, filha de Jesus e Maria Madalena.

Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

"Simão Pedro disse a eles: 'Maria tem de nos deixar, pois as mulheres não são dignas de viver'", diz o trecho. Na sequência, Jesus responde: "Eis que eu a guiarei para torná-la masculina, para que também ela se torne um espírito vivente, como vós, que sois homens.

Éfeso, Turquia

A ação dela é de arrependimento e amor. Em Marcos e Mateus, quem faz isso é uma figura anônima, que unge a cabeça de Jesus, como se fazia com líderes importantes. Em João, a responsável pela unção feita nos pés de Cristo foi Maria, irmã de Marta e Lázaro – aquele a quem Jesus ressuscitou.

O papa Francisco acaba de chamar Madalena de “a apóstolo dos apóstolos”.

Uma santa de pele negra
O apelido ou sobrenome atribuído a Santa Sara é Kali. A palavra kali quer dizer "negra" em hebraico. Por isso, nas imagens, Santa Sara é representada como uma mulher de pele negra ou mulata, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e consagração a Deus.

O Complexo do Santuário Sara Kali é composto por uma gruta e um espaço de atendimento espiritual. Além disso, existe também no local um mirante em homenagem à padroeira e em breve será construída a Catedral de Sara Kali.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.

Tiago, Irmão do Senhor.

Até que se chegou ao de “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores. Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu.

Maria Madalena chorava a morte e o desaparecimento do corpo de Jesus, a quem tanto estimava. Talvez os dias em que mais choramos sejam aqueles em que a morte nos separa de pessoas que muito amamos.

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni! (que quer dizer Mestre). 17 Disse-lhe Jesus: aNão me toques, porque ainda não subi para meu bPai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.