Quem fundou a cultura racional?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 15 votos

A Cultura Racional é um movimento criado em 1935 pelo então médium de Umbanda Manoel J. Coelho.

Tim Maia

Universo em Desencanto
O interesse de Tim Maia pela Cultura Racional começou quando o cantor conheceu, em 1974, o livro 'Universo em Desencanto'. De autoria do médium Manoel Jacintho Coelho, a obra cita a existência de um outro planeta de onde nós, humanos, teríamos surgido.

“No dia 25 de setembro de 1975, Tim acordou com uma vontade louca de comer uma carne sangrenta, tomar um goró e fumar um baseado. Teve uma desiluminação e abandonou a seita no seu velho estilo, quebrando tudo.

No período, conhecido pelo clássicos discos Racional Volume 1 e Volume 2, Tim Maia se tornou adepto da seita Cultura Racional, sediada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que mistura a crença em disco voadores com a umbanda. Intenso como só ele conseguia ser, Tim Maia experimentou uma mudança de vida extrema.

Tim Maia

No país, o ator, diretor de teatro e dramaturgo Procópio Ferreira (1898-1979) foi um dos grandes divulgadores desses ensinamentos. Outro destaque é o cantor Tim Maia, que teve uma fase de estudante e divulgador da Cultura Racional, lançando o álbum "Tim Maia Racional", em 1975.

A Cultura Racional tem uma sede, a primeira era a tenda espírita Francisco de Assis, no Méier, em meados de 1935 no Rio de Janeiro, onde Manoel exercia o papel de médium. Posteriormente Manoel ergueu em Belford Roxo o “Palácio da Cultura Racional” e por fim o “Retiro Racional” em Nova Iguaçu.

Aos domingos, porém, um grupo de estudantes vestidos de branco – muitos deles já de 'cabeça branca' – “invade” a Praça Xavier de Brito, conhecida como Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, Rio de Janeiro, para divulgar a obra 'Universo em Desencanto', que dá origem à Cultura Racional.

Ainda na época dessa polêmica, Roberto Carlos disse que sempre teve muito respeito ao ex-colega de banda. No longa-metragem, contudo, é apresentado um Roberto Carlos rico e famoso, pedindo que seu assistente desse dinheiro para Tim Maia que ainda tentava alcançar a fama, na década de 60.

“Sempre tive o maior respeito pelo Tim. Não teria admitido que ninguém fizesse aquilo com ele”, completou.

- Tem muita coisa que eu só fiquei sabendo que aconteceu depois de ver o filme, porque, na verdade, muita coisa eu não vi acontecer. Aquele negócio de jogar o dinheiro, eu nunca soube disso. Aquilo, para mim, foi uma absoluta novidade porque eu nunca soube que tivesse acontecido.

Mostra como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito, ligando o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um Ser Extraterreno, publicadas nos Livros 'UNIVERSO EM DESENCANTO'”.

Somente em 1968 ele lança seu primeiro compacto solo, pela gravadora CBS. Com a gravação de um novo trabalho, em 1969, o compacto contendo These are the Songs, canção posteriormente regravada pela cantora Elis Regina em parceria com Tim, e What You Want to Bet, sua caminhada musical começa a se firmar.

O uso racional da energia consiste em utilizar a eletricidade de forma consciente.

UNIVERSO EM DESENCANTO - 1 VOLUME.

Tim Maia

Erasmo era amigo de infância de Tim Maia, lá do bairro da Tijuca, mas os dois se aproximaram mesmo na adolescência, por conta da paixão pelo rock'n roll. Foi Tim quem ensinou Erasmo a tocar violão.