Quem foi Maomé?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Abu Alcácime Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime, mais conhecido somente como Maomé foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.

"Ele pregava a existência de um só Deus e isso provocava imensamente a população da época, que adorava vários. Durante 23 anos o Alcorão foi revelado ao profeta, uma parte em Meca e a outra parte em Medina, para onde teve que imigrar devido a perseguições que sofria do povo de Meca.

Maomé, também conhecido como Muhammad, foi o profeta que recebeu a mensagem de Alá e o responsável pelo surgimento do islamismo, no século VII. Mais chamado pelos muçulmanos de Muhammad, Maomé foi o profeta que recebeu a mensagem de Alá, dando início a pregações que resultaram no surgimento do islamismo, no século VII.

Conta a história, que em 610, quando estava com 40 anos, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel durante um retiro espiritual. O anjo lhe ordenou que recitasse versos divinos e disse que Deus o havia escolhido como último profeta da humanidade.

Início da pregação de Maomé
Em 610, Maomé começou a redigir as revelações de Deus. Em 613 começou a pregar dirigindo-se a reduzido número de amigos e parentes. Por volta de 615, ele tornou pública sua mensagem relativa à existência de um deus único e todo poderoso, chamado em árabe de “Alá” (O Adorado).

A ordem correcta da frase é a seguinte: «Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha.» Conta-se que, tendo os árabes pedido a Maomé a realização de um milagre como prova do que ensinava, o profeta ordenou que o monte Safa viesse até ele.

Em 622, Muhammad sabia que um plano para assassiná-lo estava em curso e, então, ele fugiu de Meca e se mudou para Medina. Esse acontecimento recebeu o nome de Hégira e marcou o início do calendário islâmico.

Meca é a cidade mais sagrada dos muçulmanos. É onde nasceu o profeta Maomé e em que se encontra a Caaba, cubo que guarda a pedra negra que Deus teria enviado a Adão para a remissão dos pecados.

Maomé

Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.

Antes do Islã, a Península Arábica esteve basicamente dividida entre as regiões litorânea e desértica. Os desertos da Arábia eram ocupados por uma série de tribos vagantes, que tinham seus integrantes conhecidos como beduínos.

Morreu a 8 de junho de 632, em Medina, depois de uma última peregrinação a Meca e após ter adoecido com febre e dores intensas. Segundo a tradição islâmica, foi enterrado na própria casa onde morreu, onde posteriormente foi erguido um mausoléu e uma cúpula verde, que existe ainda hoje.

O Islã se dividiu entre as seitas dos ortodoxos sunitas e da minoria xiita após a morte do profeta Maomé, fundador da religião, em 632. Os sunitas aceitaram Abu Bakr, um respeitado contemporâneo do profeta, como líder do que então era um império internacional tanto político quanto espiritual.

61 anos (571 d.C.–632 d.C.)

Os Cinco Pilares do Islã

  • A Profissão da Fé—A Chahada.
  • Orações Diárias—Salat.
  • Esmola—Zakat.
  • Jejum durante o Ramadã—Saum.
  • Peregrinação a Meca—Hajj.