Quem ficou com Davi na velhice?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Abisague

Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice.

São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba. Mas Davi teve também outras mulheres, entre esposas e concubinas, como por exemplo, a jovem Abisague.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.

Mical

Mical era a esposa original de Davi, filha de Saul, a quem Davi ganhou ao matar 100 filisteus (1 Samuel 18:24-27).

Mical, filha de Saul, casou com Davi mas não teve filhos. Ainoã (não confundir com outra Ainoã, que foi esposa de Saul) teve: Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

Betsabá estava livre. Passado o luto, ela tornou-se, oficialmente, mulher de Davi.

Bate-Seba

Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. 4 Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação.

A Bíblia registra que naquela mesma noite Mical desceu Davi por uma janela para que ele não fosse morto pelos homens de Saul.

Quileabe

O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados. Veja abaixo os resumos de "Reis" entre os dias 19 e 23 de junho.

No entanto, mais tarde, Abigail ganhou segurança e prestígio, quando Davi se tornou rei. Ela também teve um filho de Davi, chamado Daniel, também conhecido como Quileabe. Abigail foi sensata e temente a Deus e Ele a recompensou por sua sabedoria.

A trajetória de Mical na série Reis chegou ao fim com a morte da personagem na oitava temporada, A Consequência. Na trama, a israelita tentou apartar uma briga entre Maaca (Michelle Martins) e Ainoã (Raquel Anastásia) no harém, mas foi empurrada, bateu a cabeça e desmaiou.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).