Quem está de dieta pode comer milho cozido?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

O milho é um alimento com uma série de benefícios para a saúde e, ao mesmo tempo, pode ser consumido de diversas maneiras, tanto cozido ou assado quanto em receitas. Logo, colocar milho na mesa ajuda a diversificar a dieta e torná-la ainda mais saudável e equilibrada.

Ajuda no emagrecimento, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade. Reduz os níveis de colesterol, pois possui fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos. Controla o açúcar no sangue, pois têm fibras e vitaminas do complexo B e magnésio.

Rico em vitaminas e minerais
Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

O ideal é comer cerca de três xícaras de milho estourado à noite, até duas horas antes de dormir, e prepará-lo evitando usar muito óleo ou sal.

Para consumir as mesmas 100, 120 calorias de uma espiga, a pessoa teria que comer só um pedacinho de um bolo ou a mesma quantidade de pamonha ou apenas uma colher de chá de canjica.

O milho não deve ser consumido por pessoas alérgicas
Os sintomas mais comuns da alergia ao milho são vômitos, dores de estômago, indigestão, diarreia, chiado no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, tosse, rouquidão, palidez, coceira na pele, inchaço de língua ou lábios, tontura, confusão mental.

450 gramas

O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia do cereal. 100 gramas de milho contêm cerca de 370 calorias, distribuídas em proteínas (10g), gorduras (5g) e carboidratos (70g).

“A forma de consumo de um alimento interfere também no ganho de peso, então o ideal é consumir o milho na sua forma in natura, ou seja, não processada. Tanto faz se for cozido ou assado. A questão de engordar ou emagrecer vai depender da quantidade, pois ele tem uma densidade calórica menor.

Resultados mostram que o trigo e o triticale são os cereais com maior potencial para substituir o milho.

Sim, o milho é uma excelente fonte de carboidratos e calorias saudáveis ​​– dois ingredientes chave que apoiam o crescimento muscular. O amido é facilmente digerível, ideal para o pré e pós-treino.

Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.

Em 100 gramas de milho cozido tem 160 calorias, 3,2 gramas de proteína, 25,11 gramas de carboidrato e 4,2 gramas de fibras segundo a tabela do IBGE.

Quais grãos são low carb? Na prática, os grãos permitidos nesse tipo de dieta são aqueles sem glúten, como o arroz, quinoa, aveia e milho, por exemplo. Ainda sim, a recomendação é que se consuma na versão integral e de forma mais esporádica.