Quem está com diarreia pode beber leite?

Perguntado por: alima . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Outra razão que faz com que o leite e seus derivados não sejam indicados para os pacientes com diarreia é o fato de que a presença da lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água pelo órgão, contribuindo para a piora dos sintomas e para um aumento significativo das cólicas intestinais.

“Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor.

Como dito acima, isso inclui os gordurosos, apimentados, as frituras, os doces, entre outros. Alguns desses alimentos são considerados laxantes ou laxativos, porque aumentam a atividade do intestino, a quantidade de fezes e estimulando o peristaltismo intestinal (ligado à movimentação dos alimentos pelo intestino).

Leite e derivados (iogurte, queijos, manteiga) também devem ser evitados, já que a infecção dificulta a digestão desses alimentos. Alimentos com fibras (como frutas com casca e massas integrais) devem ser evitados até que a diarreia passe (pois as fibras podem piorar os sintomas).

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose. A lactose pode agravar a diarreia em algumas pessoas.

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês; Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego);

Misture duas colheres de chá de vinagre de maçã e um pouco de mel num copo de água para fazer este remédio natural para a diarreia. Os sintomas devem diminuir graças às propriedades anti-inflamatórias dos ingredientes. Beba esta mistura 2-3 vezes ao dia para obter melhores resultados.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Os tipos de amido mais utilizados nessa terapia têm sido de milho e de arroz. No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.

Frutas verdes costumam estar entre as comidas que prendem o intestino. Afinal, antes do amadurecimento, elas tendem a apresentar maior concentração de tanino e fibras solúveis. A ingestão de banana verde, por exemplo, atrasa o trânsito intestinal, retardando a evacuação, ou diminuindo a diarreia.

No Brasil, ainda, é preconizada a associação sulfametoxazol-trimetoprim como opção terapêutica para a diarreia causada por Shigella4. A Organização Mundial da Saúde (OMS)2 recomenda a ciprofloxacina em qualquer faixa etária. Como opções, sugere outras fluoroquinolonas, e nos casos de multirresistência, a ceftriaxona.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.