Quem está com anemia pode comer ovo?

Perguntado por: hhilario . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Sim, o ovo é uma ótima fonte de nutrientes para quem passa pelo problema. A anemia é uma condição causada pela deficiência de ferro no organismo, e a gema do ovo é rica nesse mineral. Em sua tabela nutricional, você encontrará outras vitaminas e minerais essenciais para a saúde, como a vitamina B12.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

Alimentos a serem evitados na anemia
Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino. Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro.

Alimentos para anemia
Podemos encontrar com mais frequência no fígado, salmão, sardinha, queijo, leite, ovos.

Suco verde de espinafre, morango e melancia
Isso faz com que esse suco seja uma ótima opção para quem busca tratar a anemia, além de ser uma delícia!

A incidência de anemia por deficiência de ferro aumenta em populações com carências nutricionais; com ingestão ou absorção inadequada de ferro; hábitos vegetarianos; dietas com muito chá ou café, que inibem a absorção de ferro, ou sem vitamina C (frutas cítricas), que favorece a sua absorção; baixo nível sócio- ...

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.