Porque a gente sente vontade de beber?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.

Além da já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais.

Se você sente vontade de beber logo ao acordar, é um sinal clássico de que você deve procurar ajuda. Esse é um comportamento que pode afetar todo o seu cotidiano, afastar as pessoas que você ama e dificultar o seu rendimento no trabalho ou nos estudos.

O alcoolismo é um termo usado para se referir à dependência ou ao vício em álcool. Quem sofre desse problema tem compulsão por bebidas alcoólicas, não consegue parar de beber por vontade própria e até desenvolve uma tolerância cada vez maior aos efeitos do álcool.

  1. Descubra o quanto você realmente bebe. ...
  2. Pense sobre o porquê você bebe. ...
  3. Considere qual caminho você irá seguir. ...
  4. Converse sobre o que você está passando. ...
  5. Atente-se ao ambiente ao seu redor. ...
  6. Faça mudanças em sua rotina. ...
  7. Considere parar de fumar. ...
  8. Procure por atendimento médico especializado.

Um comportamento muito comum é o aumento da frequência em que consome a bebida e com doses maiores. O viciado passa a ter oscilações de humor mais frequentemente, irritação e agressividade, assim como isolamento social podem fazer parte desse perfil.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. Mas não exagere. Apenas duas xícaras já são suficientes ao acordar.

Tontura, dor de cabeça, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, alteração da coordenação… quem já exagerou na bebida alcoólica sabe bem como é ficar assim.

Por mais que possa parecer surpreendente, estudos apontam que o estado depressivo não leva a uma maior ingestão de bebidas alcoólicas. Isso pode até acontecer, mas não é uma tendência, muito menos regra.

Como se tem início a dependência do álcool? A dependência do álcool tem início quando o indivíduo não consegue interromper o seu consumo e caso interrompa, ele começa a apresentar sintomas desagradáveis que cessam ao voltar a beber, a este processo chama-se de abstinência.

O hábito de beber frequentemente, ou mesmo a mudança de comportamento ao beber, podem ser sinais de alcoolismo e levar a problemas em casa, no trabalho ou na escola. Além de afetar a saúde física e mental daqueles que fazem uso do álcool de forma exagerada.

Isso porque todo mundo acredita possuir um alter-ego embriagado, pronto para vir à tona toda vez que for além da conta com a bebedeira. No entanto, essa mudança de personalidade parece ser mais psicológica do que real. Aos olhos dos outros, pelo menos, você não muda o quanto acredita ter mudado só porque está bêbado.

Quais são os sintomas da depressão alcoólica?

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • pouca ou muita fome;
  • sentimentos de fracasso e de culpa;
  • tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
  • perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.

Geralmente, esses sintomas surgem dentro de 8 horas após o consumo da última dose, podendo aumentar nas próximas 24 a 72 horas. Em casos mais graves, de abstinência severa, o dependente pode experimentar o chamado “delirium tremens (DT)”.