O que muda no corpo quando para de beber?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para o nutricionista Victor Madela, a grande vantagem de parar de beber é que há melhora no desempenho do corpo no dia a dia, principalmente no sistema nervoso central, já que a substância deprime o funcionamento dele.

Você mantém o coração em bom estado
Parar de beber ajuda na prevenção e no controle da hipertensão (pressão alta), fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral), além de alterações na pressão sistólica e diastólica (contração e relaxamento) do coração.

3ª semana – Parar de beber contribui para a redução da gordura abdominal. (Fonte: GettyImages/Reprodução) O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado, A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação.

Síndrome de abstinência alcoólica leve compreende tremores, fraqueza, cefaleia, sudorese, hiper-reflexia e sintomas gastrintestinal. Pode haver taquicardia e a pressão arterial pode estar ligeiramente elevada. Os sintomas começam geralmente em cerca de 6 h após a interrupção do consumo.

Além disso, colabora com o emagrecimento. "Você pode chegar a ter uma redução de 2 a 4 quilos em um único mês, apenas retirando o álcool, sem fazer qualquer outra mudança na alimentação. Também vai melhorar a qualidade do seu sono, reduzir a ansiedade e aumentar o foco e a concentração."

Para quem bebe com frequência, eliminar esse consumo pode significar ingerir menos calorias do que o habitual. Portanto, por esse motivo, algumas pessoas podem perder peso quando param de beber.

Cuide da alimentação nos dias de folia e beba bastante água. Isso ajuda a diminuir os efeitos maléficos do álcool. Para se livrar do inchaço nos dias seguintes à curtição: consuma frutas, legumes, verduras e carnes magras, além de chás, como cavalinha ou hibisco, que ajudam a eliminar o excesso de líquido.

Concluem os pesquisadores que a abstinência de álcool no curto prazo (30 dias) em bebedores moderados melhora a resistência à insulina e os fatores de risco em indivíduos com doença hepática gordurosa alcoólica, sem terem efetuado mudanças no estilo de vida.

Os especialistas afirmam que cortar a ingestão de álcool também melhora o desempenho cognitivo, já que a bebida para de interferir nas células nervosas e na depressão do sistema.

A recomendação dada pela Polícia Rodoviária Federal é aguardar 12 horas para dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Isso porque o álcool permanece no organismo por esse período e pode prejudicar a habilidade do motorista, aumentando o risco de acidentes.

A abstinência de cocaína ocorre tipicamente em três fases: “crash”, síndrome disfórica tardia e extinção. Estas fases representam a progressão de sinais e sintomas após a cessação do uso de cocaína.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. Um episódio de embriaguez por semana. Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.

4 Dicas para lidar com a abstinência

  1. Não ter cigarro em casa. A primeira coisa que precisa ser dita a quem decide parar de fumar é que no primeiro dia ela não pode ter cigarro em casa. ...
  2. Evitar álcool e café ...
  3. Fazer exercícios e se alimentar bem. ...
  4. Mascar cravos e pensar nos benefícios.