Qual a sensação de abstinência?

Perguntado por: aaragao8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.

Quanto tempo dura a abstinência? Assim como todos os sintomas, o tempo de duração da abstinência também pode variar de acordo com o tipo de droga usada. De todo modo, é mais comum que as crises intensas apareçam nos primeiros 30 dias, sendo esta a fase de desintoxicação.

Principais efeitos
As bebidas alcoólicas estão entre as drogas que causam mais dependência e têm ação direta no Sistema Nervoso Central, causando diferentes reações depressoras das funções exercidas pelo cérebro.

A abstinência é a combinação de efeitos físicos e mentais que uma pessoa experimenta depois de parar de usar ou reduzir a ingestão de uma substância, como álcool e drogas prescritas ou recreativas.

A abstinência de cocaína ocorre tipicamente em três fases: “crash”, síndrome disfórica tardia e extinção. Estas fases representam a progressão de sinais e sintomas após a cessação do uso de cocaína.

Quem tem um consumo mais intenso, a droga pode ser identificada mesmo após 30 dias. No sangue, por ser metabolizada com agilidade pelo corpo, ela raramente será detectada após 24 horas após o uso, em usuários eventuais. Quem tem um consumo frequente, a droga pode ser detectada no sangue em um período de até 7 dias.

Vale lembrar que não existe receita pronta, e cada caso vai depender de muitas coisas, portanto, essas são dicas mais generalizadas.

  1. Não force nenhum diálogo. ...
  2. Deixe a conversa fluir. ...
  3. Aos poucos tente tocar no assunto, mas sem ser invasivo. ...
  4. Seja enérgico se for preciso. ...
  5. Evite contato nos períodos de abstinência.

Nesse cenário, dois medicamentos são consensos entre os médicos: dissulfiram e naltrexona. A naltrexona é um antagonista opioide de longo prazo. Enquanto isso, o dissulfiram é responsável por promover o efeito antabuse – caracterizado por sinais como rubor facial, cefaleia, taquipneia etc.

Praticar atividades físicas. A prática de exercícios físicos pode ser recomendada a quem está em tratamento para dependência química, pois é um ótimo aliado na manutenção da abstinência de drogas. Esta é uma prática que além de melhorar a saúde, alivia o estresse causado pela falta da droga além de melhorar o humor.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

Os sintomas do sofrimento por abstinência, caso seja involuntária, incluem crises de ansiedade, que podem se traduzir em enfraquecimento do sistema imunológico e abrir caminho para doenças virais, bacterianas e infecções generalizadas.

Drogas mais viciantes no Brasil

  • Heroína. Embora não tão consumida em nosso país, comparada a outras drogas e talvez por conta do alto preço, a heroína ainda pode ser encontrada, mas de forma menos fácil. ...
  • Cocaína. ...
  • Nicotina. ...
  • Calmantes. ...
  • Álcool. ...
  • Benzodiazepínicos. ...
  • Cannabis.

A abstinência emocional se refere à dificuldade de alguém para ficar sem a pessoa que sente afeto.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

São muitos os sintomas da abstinência alcoólica, mas os mais comuns são ansiedade, agitação, suor excessivo, alterações de humor, dores fortes de cabeça, alteração na pressão arterial, náusea, vômito, diarreia, taquicardia, confusão mental, alucinações, insônia, fraqueza, ataques de pânico.

Mudanças de humor ou de comportamento
Um dos primeiros sinais de que uma pessoa está abusando das drogas é uma mudança radical em seu humor ou em seu comportamento. Ela pode se tornar mais reservada, introspectiva e até apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza.