Como curar a gripe e dor de garganta?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

O tratamento é voltado para o alívio dos sintomas, utilizando medicamentos analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. Além disso, beber bastante água, ficar repouso e optar por comidas boas para gripe são recomendações comuns.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos ultraprocessados. Alimentos muito gordurosos. Alimentos muito condimentados. Álcool.

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida.

Gargarejo de água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

Na cavidade bucal, incluindo a garganta, a irritação decorrente da presença do agente infeccioso gera uma inflamação. Neste ponto, podemos sentir dor, dificuldade de engolir, presença de muco ou catarro e, em alguns casos, as amígdalas ficam inchadas.

Além disso, é essencial que a pessoa gripada faça repouso. Primeiro porque ela não deve se expor a ambientes climatizados e correntes de ar frio, que podem piorar o quadro. Segundo, ela precisa se manter bem hidratada, mais do que se tivesse saudável, o que fica muito difícil se estiver exposta ao sol e ao calor.

Algumas outras razões para a piora da doença à noite tem relação com a gravidade. Ao deitar, o muco se acumula nos seios da face, causando pressão e dores de cabeça.

Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.

No caso da gripe, os primeiros três dias são os mais difíceis, onde os sintomas chegam de forma repentina e atingem rapidamente o seu ápice de intensidade. De fato, as dores de cabeça e no corpo, bem como a febre, costumam ser os sintomas iniciais.