Quem era o casal das bodas de Caná?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa.

Três dias depois houve um casamento em Caná da Galiléia, o povoado de onde era Natanael. Estava se casando seu vizinho, o lenhador Sirim, com Lídia, uma menina pobre de uma aldeia próxima. Para a festa convidaram Maria, a mãe de Jesus.

As festas de casamentos dos dias de Jesus duravam de 3 a 7 dias. É provável que Maria, Jesus e seus discípulos tivessem chegado no final das bodas de Caná, visto que o bom vinho já havia sido servido. Nessa caravana chegaram no mínimo sete pessoas: Jesus, Maria, Pedro, João, André, Filipe e Natanael .

A presença de Jesus e seus discípulos na festa de casamento evoca a chegada de um novo tempo para a nova comunidade dos seus seguidores(as). Jesus, em sintonia com o Pai festeiro, se revela, antes de tudo, como um “animador de bodas”.

Em Caná, pois, Maria descobre que a sua missão materna não se limita ao plano natural: Deus conta com Ela para ser Mãe espiritual dos discípulos do seu Filho, nos quais, desde esse momento, graças à sua intervenção junto a Jesus, começa a nascer a fé no Messias prometido.

O número seis (sete menos um) é sinal do incompleto. É o número das festas dos judeus que são relatadas no evangelho de João. A sétima será a Páscoa. As talhas eram de pedra, como as tábuas da lei, e estão significando a Antiga Aliança.

A Campanha das Talhas de Caná, é uma prática espiritual inspirada na narrativa do Evangelista São João (2, 1 - 11) que narra a história do primeiro milagre de Jesus, realizado em uma festa de casamento em Caná da Galiléia, onde, atendendo ao pedido de Maria sua mãe, realiza a transformação da água em um vinho saboroso.

Jesus, sua mãe e os discípulos foram convidados para uma festa de casamento, que era celebrada com grande alegria durante oito dias. Da festa participavam parentes, amigos do noivo e da noiva e os que queriam. Havia abundância de comida e bebida.

As palavras hebraicas traduzidas por cana são termos genéricos, que se aplicam a uma certa variedade de vegetais, como canas, juncos, tábuas, etc. o cesto onde Moisés foi posto (Êx 2.3) teria sido feito de juncos ou outras plantas que crescem na água (Jn 2.5).

1) A falta de vinho na casamento significaria uma vergonha para o noivo acarretaria o fim da festa que durava muitos dias na cultura judaica e era símbolo de riqueza,e alegria. O fim do vinho acarretaria até o fim das bodas , o pai da noiva poderia entender que o noivo era incapaz de sustentar a casa.

Resumindo, “[Fazer] tudo quanto Ele [nos] disser”.