Como foi preparado o corpo de Jesus?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Segundo a tradição cristã, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um nicho escavado em uma gruta de pedra calcária após sua crucificação pelos romanos no ano 30 ou 33.

O corpo foi retirado da cruz, e na preparação para o sepulcro, José foi ajudado por Nicodemos, outro membro do Sinédrio, o mesmo que tinha ido a Jesus à noite, três anos antes, e que numa das reuniões de conspiração do conselho havia protestado contra a sentença ilegal de Jesus sem que ele fosse ouvido.

Isso torna-o muito provavelmente um membro do Sinédrio, como José, mas de entre o grupo dos escribas ou médicos da Lei, pertencendo na sua maioria ao grupo dos fariseus. O detalhe da enorme quantidade da mistura de mirra e aloés que Nicodemos trouxe para o enterro de Jesus ("cerca de uma centena de libras".

Maria Madalena, Pedro e João encontram o sepulcro vazio — O Cristo ressuscitado aparece a Maria Madalena no jardim — Ele aparece aos discípulos e mostra Seu corpo ressuscitado — Tomé toca as feridas nas mãos, pés e lado de Jesus — Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.

No Novo Testamento, o enterro em uma tumba, caverna ou na terra era a forma comum de se dispor do corpo humano. Mas, mesmo assim, em lugar algum está escrito que o sepultamento é a única forma permitida para destinar o corpo já sem vida de alguém.

“Ofereceu-se aos nossos olhos o sepulcro do Senhor claramente escavado na rocha. Nele vimos representados dois anjos, um deles com uma inscrição que dizia: 'Ele ressuscitou, não está aqui', enquanto o outro, apontando para o túmulo proclamava: 'Eis o lugar onde foi depositado'”.

Segundo a tradição cristã, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um nicho escavado em uma gruta de pedra calcária após sua crucificação pelos romanos no ano 30 ou 33.

JERUSALÉM

JERUSALÉM — A tumba na qual o corpo de Jesus foi colocado após a crucificação, segundo a tradição cristã, foi exposta pela primeira vez em quase cinco séculos.

Três dias depois, Jesus apareceu vitorioso sobre a morte. Nos 40 dias que se seguiram, Ele ensinou e ministrou aos discípulos, uma experiência que deve ter sido maravilhosa e que os preparou para Sua ascensão ao céu.

O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição. Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava.

O corpo é formado pelos membros, e estamos ligados à cabeça que é o Senhor Jesus. O Corpo de Cristo não é formado pela soma das Igrejas, mas pelos membros. A Palavra diz que o Senhor conhece os que são dele. Uma pessoa pode estar na Igreja e não fazer parte do Corpo de Cristo.