Quem entra primeiro no casamento civil?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 12 votos

Noivo e sua mãe (noivo no lado direito e mãe no lado esquerdo). Pai do noivo e mãe da noiva (pai do noivo no lado direito e mãe da noiva no lado esquerdo). Casal de padrinhos (homens do lado direito e mulheres do lado esquerdo).

A entrada e recepção dos convidados fazem parte do cortejo de casamento? Os convidados são sempre os primeiros a entrar e se acomodar.

Para ir ao cartório é legal os noivos terem decidido previamente como será o casamento civil. Mas de todas as formas, precisarão estar presentes os noivos e os dois padrinhos.

O primeiro passo para realizar o casamento civil é solicitar a habilitação junto ao cartório. Essa é a fase em que o oficial de Registro Civil (ou juiz, caso necessário) verifica se há algum impeditivo legal para a união entre os noivos.

A entrada das alianças
Em geral, pajens, daminhas e floristas entram antes da noiva, para anunciar a sua chegada. Porém, caso os noivos desejem, uma das crianças pode entrar depois, quando o padre ou a pessoa que estiver realizando a cerimônia solicitar as alianças.

Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo. Em seguida, o noivo entra de braços dados com sua mãe – ou alguém que ele tenha escolhido para este momento.

Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.

Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso.

Segundo o celebrante Bruno Rodrigues “São 2 pessoas, que serão testemunhas no momento que o casal pede a Habilitação de Casamento.

Número de convidados para o casamento civil
Para a cerimônia realizada no cartório, os casais que optarem por não ter uma cerimônia religiosa e que só se casam no civil, poderão convidar um maior número de pessoas, além dos pais e padrinhos.

Prefira um vestido bonito e bem escolhido que pode até ser branco se quiser, mas que não se pareça com um vestido de noiva tradicional. Seu noivo deve usar terno e gravata, ou, no caso de um jantar informal, calça social e camisa.

CPF original; Certidão de nascimento original de ambos; Certidão de casamento anterior na qual conste o registro do divórcio; Cópia de sentença ou escritura pública de divórcio (se não for apresentado documento de partilha, o casamento será feito com separação de bens).

· O prenome, sobrenome, profissão, domicilio e residência atual das testemunhas; · O regime do casamento, com a declaração da data e do cartório em cujas notas foi lavrada a escritura antenupcial, quando o regime não for o da comunhão parcial, ou o obrigatoriamente estabelecido.

Caso o seu desejo seja utilizar ambas as joias no mesmo dedo, o indicado é sempre incluir primeiro a aliança de casamento e, posteriormente, o anel solitário. Esse cuidado garantirá que as pedras do anel fiquem mais destacadas em sua mão, promovendo beleza e elegância em todos os momentos do seu dia a dia.

Também é importante lembrar do protocolo
Mas, ao chegar no altar, é necessário trocar de mão, para subir no altar com noivo. E então as flores serão entregues a uma madrinha.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.