Quem é o pai do calvinismo?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Calvinismo ou fé reformada foi o movimento protestante que se estabeleceu pela doutrina de João Calvino, um francês protestante que pregou sua doutrina na Suíça.

João Calvino

Resumo sobre o calvinismo
Calvinismo foi uma doutrina religiosa criada na cidade de Genebra, na Suíça, por João Calvino (1509-1564). Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero.

Calvino buscou conciliar as várias vertentes do protestantismo, no intuito de unir as igrejas protestantes e suas doutrinas. Durante a Revolução Inglesa, o calvinismo teve papel importante, pois os burgueses que lutaram contra os reis absolutistas não admitiram a proibição das práticas religiosas imposta pela Coroa.

Calvinismo. O Protestantismo disseminado pelo cristão Calvino ficou conhecido por Calvinismo, ideais influenciado pelo humanismo e o Luteranismo de Martinho Lutero.

Calvinismo ou fé reformada foi o movimento protestante que se estabeleceu pela doutrina de João Calvino, um francês protestante que pregou sua doutrina na Suíça. Calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu durante a Reforma Protestante.

01 – Primeiro Lutero e depois Calvino
Quando Lutero colocou seus pregos na porta da igreja, o pequeno João tinha oito anos de idade. Lutero pertenceu à primeira geração da Reforma Protestante, enquanto Calvino foi um Reformador de segunda geração.

Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento. Essas defesas iam ao encontro dos interesses da burguesia de Genebra, que acolheu Calvino e cedeu-lhe grande espaço para atuação política.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

Os calvinistas defendem a predestinação, ou seja, a crença de que a salvação já está determinada por Deus, e valorizam o lucro oriundo do trabalho, isso fez com que a burguesia abraçasse a nova fé.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação.

Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.