Quem é o pai da epidemiologia?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

John Snow

No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.

Não deixa de ser irônico que os pioneiros estudos de John Snow (1813-1858), considerado o pai da Epidemiologia, tenham se iniciado no contexto da Medicina Social, para terminar antecipando uma demonstração da teoria microbiana, no caso da transmissão do cólera morbo2.

John Snow (York, 15-MAR-1813 – Londres, 16-JUN-1858) foi um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna. As suas maiores contribuições para a medicina residiram na luta contra a Cólera e na divulgação da Anestesia como meio de atenuar a dor em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos.

John Snow (1813-1858) um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna.

Considerado o pai da epidemiologia moderna, o médico britânico descobriu, em meados do século 19, como e por que aumentavam os casos de cólera em Londres, derrubando a teoria miasmática aceita até então.

Adolfo Lutz

Adolfo Lutz: a história de um pioneiros da epidemiologia brasileira.

Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata: A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.

John Snow foi um dos primeiros médicos a estudar e calcular as dosagens para a utilização de éter e clorofórmio enquanto anestésicos cirúrgicos, permitindo que os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos tivessem desconfortos e dores atenuados.

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Durante a segunda metade do século XIX, a epidemiologia sofreu uma grande revolução a partir dos estudos pioneiros do médico e sanitarista britânico John Snow sobre a epidemia de cólera em Londres (1849-1854).

Início da Epidemiologia
Numa época em que se atribuía as doenças, as mortes e as curas a deuses e demônios, o médico grego se contrapôs a tal raciocínio e difundiu a ideia de que o modo como as pessoas viviam, onde moravam, o que comiam e bebiam, enfim, fatos materiais e terrenos eram os responsáveis pelas doenças.

Em 1964, Karel Raska, propõe o qualificativo 'epidemiológica' ao conceito de 'vigilância' – designação consagrada no ano seguinte com a criação da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Divisão de Doenças Transmissíveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social. O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.