Quem é iniciante pode tomar creatina?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

Qualquer iniciante pode tomar creatina normalmente.

A creatina pode ser ingerida até mesmo por iniciantes em determinada modalidade. É mais indicada para exercícios de curta duração, como a musculação. Nessas atividades, por mais que você fique por 60 minutos ou mais na academia, realiza os exercícios de maneira intervalada, se recuperando para a série seguinte.

Depois de quanto tempo os iniciantes na academia podem tomar suplementos? Os iniciantes na academia podem, por princípio, tomar suplementos desde o primeiro dia.

A boa notícia é que até mesmo os iniciantes em musculação podem fazer a suplementação alimentar. Afinal, o “shake”, de acordo com especialistas no assunto, ajuda a potencializar os resultados. Sendo assim, é um excelente e grande auxílio para quem deseja emagrecer e/ou ganhar massa muscular.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

Dentre os principais suplementos para iniciantes na academia, os mais recomendados são: Whey protein, Creatina, Blend de proteínas e o Colágeno. Pois todos estão relacionados com o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal.

De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  • Whey Protein.
  • Creatina.
  • BCAA.
  • Maltodextrina.
  • Albumina.

A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas).

Em resumo, se você estiver procurando aumentar a sua força e energia, a creatina pode ser a melhor escolha para você. Por outro lado, se você estiver mais interessado em construir e manter a massa muscular magra e, além disso, melhorar a sua recuperação muscular após o treino, o whey pode ser a escolha ideal.

A creatina monohidratada apresenta taxa de absorção mais lenta em relação às demais, com a vantagem de custo menor, além de ser a mais estudada na literatura, com efeitos positivos documentados no ganho de massa muscular e no desempenho físico.

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Os melhores suplementos para ganho de massa muscular são o Whey Protein que é uma fonte de proteína. BCAA fonte dos aminoácidos mais importantes, ZMA que contribui para regular os níveis de testosterona. Maltodextrina fonte importante de carboidratos e a Creatina ajuda na retenção hídrica aumentando a massa muscular.

Whey protein: Um dos mais populares suplementos para ganhar massa magra.

O que se pode afirmar sobre efeitos colaterais da creatina é que, se não for consumida de forma moderada e com orientação profissional, assim como todos os demais suplementos, pode causar alguns danos para o organismo. No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.