Como funciona o ciclo de creatina?

Perguntado por: oteixeira6 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

Para maximizar os ganhos com a creatina, o ciclo precisa ser realizado da seguinte forma: você utilizará a creatina por um período, depois suspenderá completamente o uso e posteriormente voltará a tomar.

Para quem deseja realizar o ciclar da creatina a maneira correta e segura de fazer é realizar da seguinte forma. Use a creatina por um tempo fixo, depois de um tempo pare por completo o uso, depois de um tempo, volte a tomar novamente.

Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente. Informação importante.

Embora seja um dos suplementos mais pesquisados em todo o mundo, não há até o momento nenhuma comprovação científica de que fazer o ciclo de creatina seja melhor do que tomar o composto sem interrupções.

É comum que os profissionais de nutrição prescrevam o consumo adicional desse nutriente por uma média de três meses seguidos. Após esse prazo uma pausa deve ser feita e em seguida a suplementação pode ser retomada. Lembre-se que os resultados aparecem com o uso e a prática de atividades físicas contínuas.

O método ideal para a carga de creatina é consumir 20g de creatina por dia (5g x4) durante 5 a 7 dias. Esta quantidade é suficiente para garantir que os níveis de creatina muscular ficam totalmente saturados e que o corpo está preparado para resultados acrescidos durante o treino.

Qualquer iniciante pode tomar creatina normalmente. Ou seja, com a dose de 3 a 5 g por dia. Além disso, também misturada com água ou, se preferir, com suco natural ou leite.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.

A creatina (se não realizado o protocolo de saturação) começa a fazer efeito a partir da terceira semana. Mas um protocolo de 28 dias, sem falhar, torna quase garantido que você já estaria com os estoques elevados no organismo, já sendo capaz de ter um desempenho melhor nos seus treinos.

O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares. Essa situação geralmente é temporária, mas se for acompanhada de outros sintomas, como desconforto abdominal, nausea, diarreia ou outros sintomas desagradáveis, um profissional deve ser consultado.

A cafeína tem efeito diurético, ou seja, estimula a eliminação de líquidos pelo corpo. A creatina precisa de água para ser armazenada nas células musculares. Logo, consumir café e outros alimentos com cafeína faz o corpo perder mais água, o que prejudica a absorção de creatina.

Creatina não é uma proteína, é uma amina
De forma geral, a creatina é um substrato que pode ser usado como suplemento alimentar. Biologicamente, ela é uma amina (ácido a-metil guanidino acético), naturalmente produzida no fígado, pâncreas e rins ou adquirida por meio da alimentação rica em diferentes tipos de carne.

Ingerir creatina logo ao acordar é o mais indicado. Pois, o organismo ainda está em jejum e poderá receber e consumir esse aminoácido de forma completa. Mas também pode ser consumido logo após o treino. O consumo como pré-treino também é super válido e mais favorável à hipertrofia.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.