Quem é alergico a Camarao pode comer vieira?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

Esse grupo apresenta reação alérgica cruzada importante por compartilhar a proteína tropomiosina, que é muito alergênica. Já os moluscos como mexilhões, vieiras e ostras algumas vezes podem ser comidos com segurança. Um teste alérgico ajudará a confirmar.

Por exemplo, se tem alergia ao camarão, como regra, deve evitar todos os crustáceos. Se tem alergia à amêijoa deve evitar todos os moluscos e assim por diante. Pelo contrário, muitos doentes alérgicos aos crustáceos comem moluscos sem problema (e vice-versa).

Sim, pode ingerir. A alergia a frutos do mar, não apresenta reações cruzadas com peixes e suas proteinas.

A alergia a crustáceos (camarão, caranguejo, siri, etc) é uma alergia comum e que costuma acompanhar o alérgico por toda a vida . Os alérgicos a crustáceos podem ter risco de reagir também com os moluscos (lula, polvo, etc).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Por ser uma alga, não é recomendado para pessoas alérgicas a frutos do mar. Olá, tudo bem? As pessoas que são alérgicas a frutos do mar devem ter cuidado, não deve consumir.

Assim como outras alergias alimentares, a primeira medida para tratar o paciente é retirando o camarão da sua dieta. Ainda assim, o médico alergista receitamedicamentos anti-histamínicos e corticoides para aliviar os sintomas no caso de uma ingestão acidental.

Apesar da casca ser a responsável por 80% das reações, não é recomendável para os alérgicos comerem camarão mesmo sem a casca, pois ainda existe a tropomiosina na carne. Pacientes que apresentam a IgE E/O teste na pele positivo para o camarão e/ou tropomiosina, são os verdadeiros alérgicos.

Tenho alergia a frutos do mar, bacalhau,camarão, salmão,atum e gostaria de saber se posso comer a tilápia? Se você tem alergia a diversos pescados não deve ingerir qualquer peixe antes de realizar uma consulta com especialista e realizar teste alérgico específico para tal alimento.

Ótimo. para quem gosta de camarão e tem alergia ao mes.

A alergia a frutos do mar (moluscos e crustáceos) pode provocar choques anafiláticos, o que causa reações graves e coloca a vida do acometido em risco. Os moluscos são compostos por mexilhões, polvos, lulas, ostras e lesmas do mar. Já a classe dos crustáceos é composta por camarões, caranguejos, lagostas e lagostins.

Ainda não existe cura para a alergia ao camarão.

Essa alergia a frutos do mar pode ser desde uma reação na pele, podendo levar até a morte. Não tem cura, ainda.

No caso do camarão, a alergia pode ser ocorrer devido ao composto chamado metabissulfito de sódio. E veja só que curioso: essa substância não está presente diretamente no animal, mas é muito utilizada pela indústria pra conservá-lo e evitar seu escurecimento.

Assim como o óleo de peixe, o suplemento de óleo de krill pode ser consumido pela maioria das pessoas, sempre de acordo com as orientações de um profissional da saúde. Alérgicos a crustáceos, no entanto, não devem consumir o suplemento, visto que a matéria-prima é extraída do krill.

Os mais usados pelos profissionais de saúde são:

  • Corticoides (diminuem o inchaço do corpo)
  • Broncodilatadores (para tratar a falta de ar e dificuldade para respirar, evitando que as vias aéreas se fechem durante o episódio alérgico)
  • Adrenalina.
  • Antialérgicos (Fexofenadina, Desloratadina, Levocetirizina, Bilastina)

Sintomas de alergia ao camarão
Coceira. Placas vermelhas em regiões da pele. Dificuldade de respiração.