Quem tem alergia a Camarao tem a vieira?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 4 votos

Não, já que a lagosta é um crustáceo, assim como o camarão. Ambos possuem a proteína tropomiosina, sendo a causadora da alergia. Os mexilhões, as ostras e as vieiras causam menos alergias.

Esse grupo apresenta reação alérgica cruzada importante por compartilhar a proteína tropomiosina, que é muito alergênica. Já os moluscos como mexilhões, vieiras e ostras algumas vezes podem ser comidos com segurança. Um teste alérgico ajudará a confirmar.

A alergia a crustáceos (camarão, caranguejo, siri, etc) é uma alergia comum e que costuma acompanhar o alérgico por toda a vida . Os alérgicos a crustáceos podem ter risco de reagir também com os moluscos (lula, polvo, etc).

Sim, pode ingerir. A alergia a frutos do mar, não apresenta reações cruzadas com peixes e suas proteinas.

Basicamente existem dois tipos de alergia a camarão: uma provocada pela proteína do camarão e outra pelo conservante usado no congelamento. No caso de alergia à proteína, há grandes chances de que o paciente seja alérgico também a outros frutos do mar.

Por exemplo, se tem alergia ao camarão, como regra, deve evitar todos os crustáceos. Se tem alergia à amêijoa deve evitar todos os moluscos e assim por diante. Pelo contrário, muitos doentes alérgicos aos crustáceos comem moluscos sem problema (e vice-versa).

Quem tem alergia a camarão deve evitar qualquer outro crustáceo como caranguejo e lagosta por exemplo. A única prevenção é estar vigilante o tempo todo e em restaurantes sempre perguntar se algum prato preparado tem camarão.

Apresentar as duas alergias é algo raro. Porém, 90% dos casos de alergia ao camarão abrangem outros frutos do mar como a lagosta, o siri e o caranguejo.

Ainda não existe cura para a alergia ao camarão. A reação alérgica ligeira pode ser tratada com medicamentos anti-histamínicos e corticoides para reduzir sinais e sintomas . Em caso de uma reação alérgica grave o paciente precisará de cuidados de emergência .

Resposta: O paciente que tem alergia a camarão tem predisposição genética. Com o tempo, ele vai entrando em contato com as proteínas do camarão, até desenvolver uma reposta grave. Essa alergia a frutos do mar pode ser desde uma reação na pele, podendo levar até a morte. Não tem cura, ainda.

Não ingerir o alimento cujo crush tem alergia. Se houve ingestão, realizar enxágue bucal abundante, escovação de dentes e língua, fazer um intervalo de 4 horas para o beijo. Neste intervalo, ingerir um outro alimento também ajuda no “clearance” do alérgeno

Ótimo. para quem gosta de camarão e tem alergia ao mes.

A alergia a frutos do mar (moluscos e crustáceos) pode provocar choques anafiláticos, o que causa reações graves e coloca a vida do acometido em risco. Os moluscos são compostos por mexilhões, polvos, lulas, ostras e lesmas do mar. Já a classe dos crustáceos é composta por camarões, caranguejos, lagostas e lagostins.

Caso seja confirmada a reação alérgica às proteínas do camarão, como vimos, o consumo do crustáceo deve ser suspenso. É importante lembrar que não adianta consumir o camarão e, depois, tomar antialérgicos ou corticoides. Essa atitude não impede as reações alérgicas, e, ainda, possibilita sintomas mais graves.

Sintomas de alergia ao camarão
Inchaço em algumas regiões do rosto, como lábios e olhos. Coceira. Placas vermelhas em regiões da pele. Dificuldade de respiração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Por ser uma alga, não é recomendado para pessoas alérgicas a frutos do mar. Olá, tudo bem? As pessoas que são alérgicas a frutos do mar devem ter cuidado, não deve consumir.