Quais são as três hipóteses sobre a origem da vida?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 17 votos

Muitos cientistas apoiam a hipótese do mundo de RNA, em que o RNA, não o DNA, foi a primeira molécula genética da vida na Terra. Outras ideias incluem a hipótese do mundo de pré-RNA e a hipótese do metabolismo primeiro.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.

Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.

Sobre a origem da vida é correto afirmar:
Os primeiros seres vivos eram heterótrofos e obtinham energia por meio da fermentação. Moléculas orgânicas complexas existentes nos mares primitivos indicam ter sido a respiração aeróbica o primeiro processo de obtenção de energia utilizado pelos seres vivos.

Evidências sugerem que a vida surgiu pela primeira vez por volta 3,5 bilhões de anos atrás. As evidências são formadas por microfósseis (fósseis que são muito pequenos para serem vistos sem a ajuda do microscópio) e estruturas rochosas antigas encontradas no Sul da África e Austrália chamadas estromatólitos.

​Hipótese da dupla origem – outros pesquisadores defendem uma terceira possibilidade, que seria a combinação das hipóteses anteriores. Os primeiros seres humanos teriam migrado para a América atravessando o estreito de Bering e, também, navegando pelo mar. Quando ocorreram essas migrações?

Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas”. A hipótese explicativa sobre a sequência da evolução do ser humano é: a) Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens – Homo habilis – Homo erectus.

Essa hipótese propõe que o Homo sapiens surgiu a partir de um grupo isolado na África em torno de 200 mil anos atrás, e emigrou para os outros continentes, substituindo todas as outras espécies até então existentes.