Qual é o sentido da vida?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana. Segundo P. Tiedemann, este questionamento demarca a "interpretação do relacionamento entre o humano e seu incrivel mundo".

O real sentido da vida, é que nascemos para a continuação da humanidade. ⁠O real sentido da vida é viver o seu propósito, fazer para si e depois pelo próximo! Viver somente a sua felicidade é egoísmo! Às vezes, dias ruins se vão só de pensar na onde está seu maior valor.

“Propósito DA vida” é o propósito universal da vida humana, igual e comum a todos os seres humanos, sem exceção. É o objetivo e sentido de existência de toda e qualquer pessoa, pois está relacionada à essência e natureza do ser humano.

Somos seres que sentimos profundamente e buscamos sempre um sentido de sermos quem somos. Vamos, desde nosso nascimento e por toda a vida, registrar o que vivemos em nossa memória e daí extraímos o nosso sentido de existir.

O desenvolvimento de um sentido de vida pode ser frustrado quando as metas e objetivos não são completados ou cumpridos; quando o choque entre expectativas e realidade é tão forte que somente a desilusão aparece, ou quando situações de crise ameaçam a sensação de segurança e certeza, e a pessoa não têm as ferramentas ...

orar; ser obediente; amar uns aos outros como a nós mesmos.

Toda pessoa veio à Terra com a missão de auxiliar na concretização das condições ideais do planeta, de acordo com o Plano Divino. Quando ele vive em conformidade com esse Plano, a saúde, a felicidade e a paz serão atributos intrínsecos da vida cotidiana. Elas são nossos direitos inalienáveis.

Provérbios 19,21
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

Entre outros fatores, viver o momento presente permite desfrutar melhor da vida e, dessa forma, ser mais feliz. De forma prática, olhar sempre para o presente faz com que o colaboradores realize as suas atividades com mais afinco e atenção, o que colabora para diminuir erros, refações e perdas.

Valorize sua individualidade. Entender que você é um ser único é o primeiro passo para encontrar um sentido para a vida. Apesar de ser possível compartilhar momentos, opiniões e desejos, ninguém é capaz de viver exatamente as mesmas experiências ou ter reações e sentimentos idênticos aos de outra pessoa.

Como definir o propósito de vida

  1. Saiba os seus valores pessoais. ...
  2. Pense sobre as coisas que gosta de fazer. ...
  3. Busque o autoconhecimento. ...
  4. Contribua com algo para o mundo. ...
  5. Defina o que precisa para fazer acontecer. ...
  6. Entenda que o propósito de vida é mutável.

A falta de perspectiva é um sentimento que corrói. Ele se instala a partir de emoções e pensamentos negativos, e toma conta das pessoas. Quem vive sem uma perspectiva de um futuro melhor, não vive de verdade. O que antes era considerado prazeroso ou um objetivo de vida passa a não ter mais importância.

Procure a psicoterapia, pois o tratamento tem o objetivo de trabalhar a tristeza e tentar trazer mais leveza e fortalecimento para enfrentar a vida e buscar aquilo que se quer.

O transtorno normalmente é desencadeado por estresse grave, especialmente abuso emocional ou negligência durante a infância ou outros estresses importantes (como sofrer ou testemunhar abuso físico). A sensação de desligamento de si próprio ou do ambiente pode ocorrer de maneira intermitente ou contínua.

Qual o sentido da vida? Muitas das vezes achamos que o propósito da vida está em realizações pessoais, como: profissão bem sucedida, realização financeira ou mesmo a felicidade. Vai, além disso, é maior que todas essas coisas, maior que família, carreira e ambições.

A vida em relação é uma benção de Deus. Pois é na relação que conhecemos, crescemos e aprendemos uns com os outros. E como Jesus mesmo disse: a vida eterna é que conheçam a Deus e ao próprio Jesus. É por esta razão que cremos que a vida eterna já começou, pois já estamos nos relacionando com Deus.