Quem é a vovó de Narizinho?

Perguntado por: daguiar5 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

A doce Dona Benta é a proprietária do Sítio. Nas férias escolares, a avó recebe os netos Narizinho e Pedrinho, que mora na cidade com a mãe. Ela adora contar histórias para eles, que desfrutam no Sítio um período de muitas aventuras.

Dona Benta: avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Pica-pau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília.

TikTok. afinal quem são os pais da narizinho. ou melhor dizendo. da lúcia e serra borges de oliveira.

Na edição original, ele nos informou que Narizinho “era uma netinha (de Dona Benta) órfã de pai e mãe”. Depois disso, ele nunca mais tocou no assunto, nunca mais alguém citou de quem a menina era filha, se de um filho ou de uma filha de Dona Benta.

Lúcia Encerrabodes de Oliveira

Narizinho (ou Lúcia Encerrabodes de Oliveira) é uma personagem fictícia da obra Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, criado em 1920 no livro da A Menina do Narizinho Arrebitado. Chama-se Lúcia, mas é conhecida mesmo como Narizinho, e ganhou esse apelido por conta de seu nariz arrebitado.

A história narra os preparativos para o casamento de Narizinho com o Príncipe Escamado.

Lúcia Encerrabodes de Oliveira é uma menina que vive com a avó Dona Benta no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Graças ao seu nariz arrebitado, ganhou o apelido de Narizinho, por qual é conhecida por todas as pessoas e animais do sítio.

Sabe-se que seus pais morreram e que ela vive com sua avó e com a cozinheira “Tia” Nastácia. Mas, se ela é da cor do jambo, talvez essa “Tia” fosse, na verdade, outra avó! Narizinho teria sido criada então pelas duas avós: Vó Benta e Vó Nastácia!

Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano, sua melhor amiga e grande companheira. Adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia.

Ano que vem, 2022, a boneca comemora 45 anos de lançamento. Como surgiu a Emília? A personagem Emília apareceu pela primeira vez no livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de 1920.

Um pouquinho sobre o autor: Monteiro Lobato
Sua maior obra foi o “Sítio do Picapau Amarelo”, com as aventuras de personagens atemporais como a Emília, o Visconde de Sabugosa, a Dona Benta e seus netos Narizinho e Pedrinho.

Emília ganhou vida e voz após tomar uma pílula falante ministrada pelo Dr. Caramujo, que a deixou tagarelando por três horas, sem parar para tomar fôlego.

Esta visão está pautada no estereótipo, pois Tia Nastácia só poderia ser aceita mediante uma explicação do motivo da sua cor, já que nos contos de fada a presença de negros era quase inexistente e, nas histórias do sítio, o negro aparecia associado aos trabalhos braçais.

I – NARIZINHO
NUMA CASINHA BRANCA, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de 60 anos.