Quem descobriu a Tourette?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

A patologia que atualmente conhecemos como Síndrome de Gilles de la Tourette (ST) foi inicialmente descrita pelo médico francês Jean Marie Itard, em 1825. Relatou o caso de uma nobre francesa, a Marquesa de Dampièrre, desde os seus sete anos portadora de tiques corporais persistentes.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (ST), como a patologia é conhecida hoje em dia, foi descrita primeiramente em 1825 pelo médico francês Jean Marie Itard. Ele relatou o caso de uma nobre francesa que tinha tiques corporais desde quando tinha sete anos de idade.

Outros famosos, como a cantora Billie Eilish e o lutador de jiu-jitsu e ex-BBB Antônio Carlos Junior, conhecido como "Cara de Sapato", já falaram publicamente sobre como lidam com a síndrome. Os tiques variam de pessoa para pessoa e também podem mudar ao longo da vida.

"Tem várias causas que podem levar ao diagnóstico. Há um componente hereditário, mas não é obrigatório que isso seja passado de pai para filho”, diz o especialista. Ainda segundo o NHS, por razões desconhecidas, os meninos são mais propensos a serem afetados pela síndrome de Tourette do que as meninas.

Apenas uma minoria manifesta o tique falando palavrões (ou fazendo gestos obscenos). Uma pessoa com a Síndrome de Tourette tem dificuldade em controlar um estímulo intenso (como uma coceira, por exemplo), porque há um conflito entre o controle e a força desse impulso indesejado.

A patologia que atualmente conhecemos como Síndrome de Gilles de la Tourette (ST) foi inicialmente descrita pelo médico francês Jean Marie Itard, em 1825. Relatou o caso de uma nobre francesa, a Marquesa de Dampièrre, desde os seus sete anos portadora de tiques corporais persistentes.

63% dos pacientes com Síndrome de Tourette também têm TDAH — Site Oficial MEDPUC-Rio.

Não. Mas, uma grande parcela de indivíduos diagnosticados com síndrome de Tourette podem ser autistas. Acredita-se que 85% dos pacientes que têm síndrome de Tourette podem apresentar outra questão concomitante, como transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do espectro autista, entre outros.

A síndrome de Tourette é um transtorno relacionado às disfunções neurológicas, mas que afeta diretamente o comportamento da pessoa e compromete diferentes aspectos da vida pessoal, social e profissional. Mesmo que tenha algum componente genético, essa síndrome pode surgir em qualquer fase da vida.

O medicamento mais utilizado para tratar a Tourette é a clonidina. Ele também ajuda a controlar a ansiedade e os sintomas de TDAH, caso esses acompanhem o transtorno. No entanto, esse fármaco apenas deve ser usado após o aval do médico.

A capacidade de dirigir com Síndrome de Tourette pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sintomas podem ser controlados o suficiente para permitir a condução segura.

Segundo Ana Hounie, psiquiatra e colaboradora do PROTOC do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC FMUSP), estima-se que o TOC afeta 2% da população. Já a síndrome de Tourette, 1%.

Lewis Capaldi

O cantor e compositor escocês Lewis Capaldi usou as redes sociais nesta terça-feira (27) para anunciar uma pausa em sua turnê devido à sua Síndrome de Tourette. No sábado (24), durante o festival de Glastonbury, no Reino Unido, o cantor perdeu a voz e fãs o ajudaram a terminar a canção “Someone You Loved”.

A Síndrome de Tourette tem o nome do médico francês Gilles de la Tourette, que a descreveu pela primeira vez em 1885.

O diagnóstico dessa doença é clínico, ou seja, feito por um neuropediatra ou psiquiatra especializado e não há exames específicos a serem realizados para detectá-la.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é rara e atinge 1% da população.