Porque meu filho pisca muito os olhos?

Perguntado por: rzaganelli . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

O aumento da frequência do piscar pode ocorrer devido a tiques motores, excesso do piscar ou blefaroespasmo (espasmo das pálpebras). O tique motor é mais comum na infância e se caracteriza por uma contração rápida e exagerada do músculo orbicular, responsável por fechar os olhos.

Algumas das causas possíveis deste fenômeno são: Tique facial – O tique facial não está ligado a doenças neurológicas, pode ser simplesmente uma reação corporal frequente que faz com que os olhos pisquem; Blefaroespasmo – É um tipo de doença que causa um espasmo na musculatura da órbita do olho.

Tratamento dos Tiques Nervosos

  1. Casos leves e transitórios requerem apenas observação.
  2. Casos persistentes deve ser realizada terapia cognitivo-comportamental. ...
  3. Casos graves além de terapia e medicamentos podem realizar aplicação de toxina botulínica ou cirurgia de estimulação cerebral profunda.

Esse problema é exacerbado com a idade, pela exposição a altas temperaturas ou ventos fortes, pela exposição constante à luz que emana da tela do computador ou pelo simples uso de lentes de contacto. Nesses casos, os tiques nervosos também estão associados à fadiga ou ao stresse.

Pode estar relacionado ao aparecimento ou aumento do grau dos óculos, ou de um desvio dos olhos. Além disso, o piscar pode ser resultado estresse ou ser um tique temporário. Em raras situações, o piscar excessivo está relacionado a doença neurológica, nestes casos, ele vem acompanhado de outros sinais.

A mioquimia (ou miocimia) é uma contração involuntária, localizada, rápida e de surgimento espontâneo de um músculo, porém sem força suficiente para mover articulações. A mioquimia mais comumente surge nas pálpebras, mas pode ocorrer também em outros músculos, como na face e membros.

A Síndrome de Tourette e seus Sintomas

  1. Realização de movimentos mais complexos do que os considerados habituais;
  2. Balançar de cabeça;
  3. Contrair dos músculos da face;
  4. Contrair, em trancos, dos músculos abdominais ou outros;
  5. Franzir da testa;
  6. Piscar.

As causas da síndrome de Tourette não são totalmente conhecidas. Estudos científicos sugerem a existência de uma componente genética e de anomalias em neurotransmissores cerebrais, designadamente na dopamina. Os tiques pioram com situações de stress e cansaço.

Se o seu filho apresenta um ou mais desses sintomas, que se manifestem com frequência, procure um neurologista, pois existe tratamento, embora não haja cura. O tratamento é feito à base de medicação e psicoterapia, podendo também contar com apoio da fonoaudiologia.

Transtorno de tique motor ou vocal crônico
Este diagnóstico é feito quando os tiques duram mais de três meses e menos de um ano. Pode ocorrer tanto em crianças como em adultos.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Mas, piscamos cerca de 34560 vezes por dia – em média, 24 vezes por minuto. Cada piscada dura frações de segundos e esse tempo, assim como a quantidade de vezes, varia conforme o nosso humor e cansaço. Depois de um dia cheio de estudos e brincadeiras, por exemplo, podemos piscar até 40 vezes por minuto!

O que é Flato no olho? O blefaroespasmo é vulgarmente conhecido como o "tremor nos olhos" ou "tremor nas pálpebras", que pode ser devido apenas ao cansaço ou stress ou, então, porque existe alguma patologia (doença) que origina esta sintomatologia.

oftalmologista

O mais indicado é procurar um médico oftalmologista para entender as razões do movimento repetitivo e involuntário. Cuidar desse sintoma é cuidar da saúde do corpo porque o estresse também pode gerar outros danos á saúde como problemas cardíacos, ansiedade, hipertensão.

A mioclonia - sensação de tremor no olho - é uma. condição comum que ocorre devido ao cansaço dos. músculos da pálpebra.

A síndrome de Tourette é diagnosticada depois que as pessoas têm... leia mais ). Os tiques começam antes dos 18 anos de idade (tipicamente entre os 4 e 6 anos); a gravidade deles aumenta e alcança um pico por volta dos 10 a 12 anos e diminui durante a adolescência.