É perigoso bactéria no sangue?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Porém, as bactérias tendem a circular rapidamente pela corrente sanguínea e atingir outros órgãos, causando a temida septicemia, ou infecção generalizada, com risco latente de morte por falência múltipla de órgãos se a infecção não for controlada.

A bacteremia pode causar infecções metastáticas, incluindo endocardite, especialmente nos pacientes com anormalidades valvares cardíacas. A bacteremia transitória é, muitas vezes, assintomática, mas pode causar febre.

Quando a infecção não é diagnosticada e tratada devidamente, o microrganismo pode se espalhar pela corrente sanguínea e atingir outros órgãos, podendo levar à complicações e falência de órgãos.

Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. Pode ocorrer de forma espontânea, durante certas infecções teciduais, em consequência do uso de catéteres geniturinários ou intravenosos, ou depois de procedimentos dentários, gastrintestinais, geniturinários, cuidados com feridas, ou outros procedimentos.

Mais mortes foram ligadas a dois dos agentes mais mortais – Staphylococcus aureus e Escherichia coli – do que HIV/Aids (864.000 mortes) em 2019.

É uma doença complexa e potencialmente grave que, quando não tratada rapidamente, pode levar ao choque séptico, onde há queda drástica da pressão arterial e aumento do lactato no sangue, podendo levar à falência múltipla de órgãos e inclusive à morte.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas bactérias podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal.

A sepse ocorre quando uma infecção se espalha a partir de um local (por exemplo, os pulmões, a bexiga ou a pele) para o sangue. Idosos e pessoas com outras condições médicas têm maior risco de adquirir esta condição. Os principais sintomas incluem febre, calafrios, confusão, pulso rápido e sonolência.

Bacteriófago, ou fago, é o nome que se dá ao vírus capaz de infectar bactérias, e também destruí-las.

O tratamento da sepse inclui antibióticos, medicamentos para garantir o aumento da pressão arterial e até mesmo cirurgia, caso seja necessário retirar alguma fonte de infecção. O tratamento da sepse, geralmente, é realizado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

A maior parte das bactérias é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou em contato com pessoas doentes. Os sintomas são variados, conforme o tipo de doença. A prevenção, muitas vezes, é baseada em cuidados simples como a lavagem das mãos e dos alimentos e vacinação.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Panos de cozinha e de limpeza, tábuas de corte de madeira, potes de plástico e facas de aço inoxidável podem esconder bactérias nocivas à saúde.