Como é feito o tratamento da sepse?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Tratamento de sepse e choque séptico

  1. Antibióticos.
  2. Líquidos intravenosos.
  3. Oxigênio.
  4. Retirada da fonte de infecção.
  5. Às vezes, medicamentos para aumentar a pressão arterial.

Além disso, o tratamento da sepse é feito com hidratação, pois são pacientes que geralmente já estão muito depauperados, chegam desidratados, manter uma pressão arterial normal, porque muitos estão com a pressão arterial baixa (hipotensão), eventualmente cuidados de ventilação para aqueles que chegam com insuficiência ...

Uma das possíveis sequelas da sepse – também chamada de septicemia ou infecção generalizada – é bem conhecida de médicos e cientistas: o sistema imunológico fica comprometido por até cinco anos depois que a pessoa teve a doença. As consequências são estatisticamente perceptíveis.

Saúde Sem Complicações #36: Sepse pode ser revertida, mas depende da saúde do paciente e de tratamento precoce.

Sepse tem cura? A sepse possui cura, mas por se tratar de uma doença complexa e potencialmente rápida, precisa ser tratada rapidamente, pois pode levar ao choque séptico, em que há queda drástica da pressão arterial e aumento do lactato no sangue, podendo levar à falência múltipla de órgãos e inclusive à morte.

A mortalidade por Sepse ou Infecção Generalizada no Brasil é especialmente alta. Enquanto a média de mortalidade mundial é de 30-40%, aqui é de 65%.

Sintomas de sepse
Os mais comuns são: febre alta ou hipotermia, calafrios, baixa produção de urina, respiração acelerada dificuldade para respirar, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental. Outros sinais possíveis da síndrome são o aumento na contagem dos leucócitos e a queda no número de plaquetas.

9 Em relação ao tempo de duração na UTI, um estudo evidenciou tempo médio de 23,6 ± 15,6 dias para os casos com sepse, 23,3 ± 15,5 dias para sepse grave e 19,5 ± 19 dias para choque séptico.

com antimicrobianos no manejo da sepse - adulto
Sugere-se duração de tratamento de 7-10 dias para a maioria das infecções graves associadas a sepse e choque séptico – recomendação fraca.

Cefalotina 1g 6/6h ou Amoxacilina / Clavulanato: 500mg 8/8h ou Clindamicina.

Staphylococcus aureus: entenda o que é a bactéria que pode causar sepse, a infecção generalizada. Os estafilococos são comuns, mas quando afetam pessoas com baixa imunidade podem ser letais. Febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo e vômitos são sinais de alerta.