Quem decretou o fim da Covid?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) da ONU, Tedros Adhanom, declarou o fim da COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

O que a OMS disse sobre o fim da pandemia? Em 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública da pandemia da Covid-19 em todo o planeta.

Brasília, 5 de maio de 2023 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5/05), em Genebra, na Suíça, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à COVID-19.

Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

O anúncio acabou sendo interpretado como o “fim da pandemia”, mas não é bem assim. Na verdade, tecnicamente ainda vivemos uma situação pandêmica. A diferença é que agora o coronavírus não está mais sobrecarregando os sistemas de saúde.

A probabilidade de que o mundo venha a enfrentar novas pandemias no curto ou médio prazo é muito alta, e precisamos estar preparados para isso. O alerta foi feito pelo médico infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, na 2ª Conferência FAPESP 2023, que tratou do tema “Vírus, pandemia e vacinas”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

A primeira infecção conhecida da covid-19, a doença do coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro de 2019, de acordo com dados do governo chinês. Tratava-se de uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, próximo de Wuhan, foco do primeiro surto.

Vítima é uma mulher de 57 anos, de São Paulo. A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março – e não em 16 de março, como se acreditava –, segundo o Ministério da Saúde. A informação foi revista pela pasta após resultados de exames laboratoriais e confirmada ao G1 neste sábado (27).

A OMS tem tratado da disseminação em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação. Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

Compartilhar: Atualizado em 07/06/2021: O nome Covid é a junção de letras que se referem a (co)rona (vi)rus (d)isease, o que na tradução para o português seria "doença do coronavírus". Já o número 19 está ligado a 2019, quando os primeiros casos foram publicamente divulgados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência das Nações Unidas (ONU) responsável por temas relacionadas à saúde da população mundial. Seus estatutos foram criados em 22 de julho de 1946 durante a Conferência Internacional da Saúde realizada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.

Essa sigla significa Organização Mundial da Saúde, criada em abril de 1948, com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.

A tese mais aceita diz que o vírus passou do morcego para um mamífero intermediário, e dele para o ser humano. A transmissão de um morcego diretamente para um humano também foi apontada como uma hipótese possível e provável.

E qual é a diferença entre endemia, epidemia, pandemia e surto? A resposta, basicamente, tem relação com a escala e a frequência com a qual uma doença está contaminando as pessoas. É por isso que muitos países estão decidindo tratar o coronavírus como uma endemia.