Quem criou quando foi criado e porquê foi criado o Ministério das Cidades?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

No dia 1º de janeiro de 2003, no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi sancionada a lei que oficializa o Ministério das Cidades, com a finalidade de tratar da política de desenvolvimento urbano, contemplando a ausência de marcos institucionais para as políticas setoriais urbanas - habitação, saneamento e ...

O Ministério dasCidades articula transversalmente a questão financeira e fundiária buscando definir políticas gerais e setoriais integradas – habitação, saneamento ambiental e transportes – para as cidades, sem desconhecer as competências municipais e estaduais.

Jader Barbalho Filho tem 47 anos, formou-se em Administração na Universidade da Amazônia, com especialização em Marketing e é pós-graduado em Administração Pública pela FGV.

Ministério da Integração Nacional

57, IV - Transforma o Ministério da Integração Nacional e o Ministério das Cidades no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Luiz Inácio Lula da Silva

Ministério das Cidades, 2003:
Esta é a missão do Ministério das Cidades, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro de 2003, contemplando uma antiga reivindicação dos movimentos sociais de luta pela reforma urbana.

A pasta foi inaugurada em 2003, quando Lula assumiu a Presidência, mas deixou de existir em 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu o Planalto e fundiu o ministério ao da Integração Nacional, formando o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os ministérios do Brasil são órgãos do poder executivo federal brasileiro. Desde janeiro de 2023, são 37 pastas ministeriais, sendo 30 ministérios, três secretarias e quatro órgãos equivalentes a ministérios.

Ministério do Desenvolvimento Regional: políticas públicas para apoiar municípios e melhorar a qualidade de vida da população.

Nos termos do inciso I do artigo 84, compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado. Em tese, qualquer brasileiro que preencha esses requisitos pode ser um Ministro de Estado.

Lula confirma 37 ministérios, número é 60% maior do que Bolsonaro; veja lista. No fim da transição, o governo eleito definiu quais serão os 37 ministérios que irão compor a Esplanada.

São eles os Ministérios da Casa Civil (Rui Costa), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Luciana Santos), das Comunicações (Juscelino Filho), da Defesa (José Múcio Monteiro), da Educação (Camilo Santana), da Justiça e Segurança Pública (Flávio Dino), do Meio Ambiente (Marina Silva), das Minas e Energia (Alexandre Silveira ...