Quem criou o fubá?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Qual é a origem do fubá? O fubá foi um dos produtos derivados do milho que ganhou popularidade no mundo com a colonização de países latino-americanos. O alimento era preparado pelos indígenas como algo sagrado antes da chegada dos espanhóis e dos portugueses no continente.

Fubá é uma palavra herdada – como tantos elementos da nossa cultura gastronômica – dos africanos, que usam o termo para designar farinha. Ela é um insumo fino extraído do milho cru, que os portugueses passaram a utilizar como ingrediente em pratos como mingaus, pudins, broas, creme de milho, entre outros.

Origem do bolo de fubá
Essa receita feita com farinha de milho – o fubá – foi criada durante o Brasil Colonial, como uma alternativa mais barata aos bolos feitos com a cara farinha de trigo importada de Portugal. E foram os portugueses desse período que popularizaram os pratos à base desse cereal.

O processo de fabricação também é diferente: o fubá é feito pela moagem de grãos secos de milho, enquanto a farinha de milho é feita a partir de uma massa de grãos macerados, esmagados, peneirados e por fim floculados.

O alimento também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo; O fubá também é conhecido por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo.

Itália

A origem da polenta se deu na região norte da Itália, onde ela era feita com base em cereais, como a farinha de aveia e o trigo, e constituía a base alimentar da população. Com a chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa.

O nome angu na verdade é de origem africana. Porém, a receita teve influência italiana e portuguesa antes de chegar no Brasil. Assim, essa espécie de creme amarelado era conhecido como a comida servida aos escravos, passando a ser feita com farinha de mandioca ou milho.

Tanto que o Angu do Gomes foi reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca. O português Manoel Gomes criou o prato ao ver uma baiana vendendo o angu em duas latas – de um lado tinha a polenta, do outro pedaços de carne de porco. Só que modificou a receita e adotou o ensopado de miúdos de boi, como servido em Portugal.

1498

Vale observar, entretanto, que, a partir de 1498, os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, começando na bacia do Congo. A palavra "angu" passou a ser usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho, as quais eram acompanhadas por miúdos de carne de vaca ou de porco.

Antigamente era comum nas fazendas a existência de. moinhos de pedra movidos a água, utilizados para. produção do fubá, produto muito importante para a. alimentação naquela época.

Quando vendidos em pacotes ou tubos no supermercado, o fubá pode ser apenas como a farinha de milho. Na verdade, ele é um alimento feito de farinha de milho. A parte tradicional da cozinha italiana, a polenta é feita através da mistura grossa de farinha de milho amarela com água e fervida com uma pitada de sal.