Que significa alienação na Bíblia?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

A manifestação da alienação como separação do homem do ser de Deus, do seu ser e do ser do mundo é denominada como descrença, como hybris e como concupiscência. Em segundo lugar, a alienação é, ao mesmo tempo, destino do homem, algo a que ele não pode fugir, e con- seqüência de sua liberdade.

Separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza ou da sociedade, muitas vezes resultando em sentimentos de impotência e desamparo.

No sentido filosófico, entende-se por alienação o processo ou estado em que algo ou alguém é ou se converte em um indivíduo estranho para si próprio (distante, desconhecido ou alheio, por exemplo). A pessoa perde a real noção de sua de identidade e de seu valor como indivíduo.

As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia (CHAUÍ, 2000).

Etimologicamente, a palavra alienação tem origem no latim alienare e quer dizer "tornar alguém alheio a alguém".

Segundo ele, a alienação do espírito humano está relacionada com as potencialidades dos indivíduos e dos objetos que ele cria. Assim, é transferida a potencialidade dos indivíduos nos objetos produzidos, criando uma relação de identidade entre os indivíduos, como por exemplo, na cultura.

A alienação religiosa fundamenta-se, por um lado, na propria estrutura da consciência e, por outro, na tensão entre indivíduo e espécie daí decorrente. Em primeiro lugar, o homem tem consciência de si, isto é, ele é capaz de tomar sua própria essência como objeto de sua consciência.

Para o filósofo alemão Karl Marx, a alienação é uma espécie de mecanismo social capaz de deslocar o trabalhador do seu lugar de produtor para o de consumidor. Assim, o trabalhador deixa de se identificar com o produto final que constrói, sem o reconhecer. E abandona a ideia de que o que foi produzido lhe pertence.

Os efeitos podem ser, aversão social, depressão, dificuldade em aprender, uso de álcool e drogas, desejo suicida, ódio, etc. Esses efeitos são difíceis de citar, pois, pode surgir efeitos diferentes em cada pessoa que passa pela Síndrome da Alienação Parental.

Para retirar a alienação fiduciária de um bem, é necessário quitar completamente a dívida que originou a garantia fiduciária. Assim que o pagamento é feito, o credor é obrigado a providenciar a baixa da alienação fiduciária, ou seja, a transferência da propriedade do bem para o devedor.

Em outras palavras, a alienação acontece por meio do constante fluxo de informações vindas de um genitor no sentido de criticar, diminuir ou atacar o outro genitor, levando a criança a acreditar naquela versão da história, e desenvolver medo, aversão e raiva.

O processo de alienação afeta também a forma como utilizamos nosso tempo livre. A indústria cultural vende toda modalidade de obras de arte como qualquer outra mercadoria. Consumimos os “filmes da moda” e frequentamos os “lugares badalados”, sem um envolvimento autêntico com o que fazemos.

Essa situação provoca abalos graves no desenvolvimento psicológico da criança, uma vez que ela não possui a maturidade emocional suficiente para identificar e se proteger do crime.