Que pioram a hemorroida?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

“A alimentação é muito importante para as pessoas que estão fazendo tratamento de doença hemorroidária.

Comidas muito condimentadas irritam a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas. Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Evitar ficar muito tempo sentado: permanecer sentado por um período longo faz com que a pressão sobre as veias do ânus aumente, originando ou agravando ainda mais o problema de hemorroida.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

O que não pode comer quando se tem hemorroida
Além disso, é aconselhável evitar bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, alimentos com glúten, opções excessivamente salgadas, pratos fritos, refogados, frutos do mar e picles.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Antes de o fazer, aconselhe-se com um especialista (médico, nutricionista ou farmacêutico).

  1. Ingira muitos líquidos, de preferência água. É recomendável beber entre 8-10 copos de água por dia. ...
  2. Faça exercício físico. ...
  3. Evite estar muito tempo de pé ou sentado.

Sintomas da trombose hemorroidária
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

COMPARTILHE: As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, ou seja, varizes específicas desta parte do corpo. A dilatação desses vasos pode causar inchaço local, que é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns do quadro.

A aveia é rica em fibras, e consumi-la em farelo é um ótimo jeito de integrar esse cereal a sua dieta para hemorroida. O principal motivo para fazer isso é que as fibras ajudarão tanto a melhorar o fluxo intestinal como a reduzir sintomas como gases e distensão abdominal, aquela sensação de barriga estufada.

Alimentos ricos em fibras para adicionar regularmente em sua alimentação

  • Legumes: especialmente cenouras, brócolis, couve e ervilhas;
  • Frutas: como maçãs, bananas, passas, pêssegos, ameixas e peras;

Café A cafeína é responsável por aumentar a termogênese do corpo e faz com que o fluxo intestinal seja acelerado. Quando o intestino fica nesse estado, a evacuação torna-se mais rápida e mais frequente, o que prejudica a hemorroida, deixando-a mais sensível e suscetível ao sangramento.