Como ir ao proctologista?

Perguntado por: ssiqueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes.

Neste momento o proctologista vai olhar e palpar toda a região do períneo em busca de anormalidades. Também é solicitado para que o paciente faça força e assim é avaliado se há exteriorização de alguma estrutura do ânus. Em seguida é realizado o TOQUE RETAL com ajuda de uma pomada anestésica e lubrificante.

Exames proctológicos: conheça os principais exames da...

  • Toque retal. ...
  • Colonoscopia. ...
  • Anuscopia. ...
  • Retossigmoidoscopia. ...
  • Enema opaco. ...
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Pacientes com diagnóstico ou suspeita de neoplasia de canal anal ou colorretal devem ter preferência no encaminhamento ao proctologista, quando comparados a outras condições clínicas previstas nos protocolos. Esses critérios devem ser readaptados conforme necessidade da regulação local.

Homens e mulheres com mais de 45 anos devem se consultar com um proctologista, independente de ter ou não histórico de câncer na família, ou algum sintoma de quadros na região do intestino, ou ânus.

O médico irá dispor de luvas e luz auxiliar. A inspeção anal significa olhar o ânus (sua margem e canal anal distal). O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo. Isso reduz a sensibilidade e lubrifica o canal anal.

O preço da consulta particular com proctologista custa o valor a partir de R$ 109.

Não é necessário nenhum tipo de preparo para realizar o exame de toque retal. O processo é bastante rápido, e leva menos de 1 minuto.

Tem sim, todas doenças proctológicas podem ser tratadas no SUS. No serviço particular, os valores dependem muito de profissional para profissional, o hospital escolhido e a opção cirúrgica utilizada, que varia conforme a avaliação pré operatória.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

O proctologista é o especialista que estuda, diagnostica e trata de problemas de saúde que estão relacionados especificamente ao ânus e ao reto. ​Já o coloproctologista, além de diagnosticar e tratar estas mesmas áreas, cuida também de problemas que ocorrem no intestino grosso, delgado e no cólon.

NÃO EXISTE UMA CONTRA INDICAÇÃO FORMAL PARA COLONOSCOPIA,POREM O IDEAL É SE POSSIVEL RESOLVER O QUADRO DE HEMORROIDAS E DEPOIS REALIZAR O EXAME, UMA VEZ QUE O PREPARO DE INTESTINO E O EXAME PODEM TRAZER MAIOR DESCONFORTO NESSAS SITUAÇÕES , AGRAVANDO A DOR.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.